Notícias e Eventos


Saiba como incentivar e acompanhar os estudos dos filhos em casa

 Saiba como incentivar e acompanhar os estudos dos filhos em casa

Estudar não é um ato exclusivo do ambiente escolar, e você já deve saber disso! Em qualquer fase da vida, podemos aprender coisas novas em diversas atividades cotidianas, inclusive quando estamos em casa. Para as crianças, estudar em casa requer alguns cuidados e acompanhamentos dos pais, para que os pequenos possam dar continuidade ao processo de aprendizagem, principalmente em épocas em que estão em casa em tempo integral, como o momento atual. Neste texto vamos te mostrar como fazer isso.

Crie uma rotina

A rotina é importante para a criança entender que o estudo deve ser diário. Evite mudar os horários em que a criança vai estudar, pois isso pode confundir e até mesmo desmotivar os pequenos a aprender. 

Esteja presente

Sabemos que não é possível acompanhar as atividades dos filhos durante as 24 horas do dia. Porém, tente ser uma figura presente enquanto eles estudam, para que possam se sentir mais seguros com o que estão aprendendo. Além disso, acompanhar de perto o estudo dos filhos permite que você detecte certas dificuldades que eles possam apresentar e que, assim, possa buscar auxílio externo e de profissionais para acabarem com os obstáculos. 

Monte um ambiente adequado

Organize um espaço para que as crianças possam estudar de forma tranquila, sem distrações e barulhos, pois isso as ajudará a se concentrarem. Além disso, separe o ambiente de brincar e descansar do local de estudos. Essas atitudes podem não ter um resultado imediato, mas é uma maneira de ensiná-las a diferenciar os momentos ideais para fazer determinadas atividades.

Aulas on-line

Algumas escolas disponibilizam atividades e aulas on-line para que as crianças possam continuar estudando, mesmo longe da escola. A Pingu's English também oferece esse tipo de serviço para que os pequenos consigam dar continuidade ao aprendizado de inglês por meio de tarefas dinâmicas e prazerosas. Os pais podem aproveitar para incentivar ainda mais as crianças, já que se divertem e estudam ao mesmo tempo.

Hora de relaxar e de estudar

É importante que os filhos saibam que existe o momento de estudar e o de brincar. Deixe claro os horários em que as brincadeiras e a diversão são permitidas e quando é preciso ter concentração e focar nas tarefas escolares. Para garantir que eles respeitem os horários, os pais devem acompanhar como está o andamento dos estudos e, assim, realizar adaptações, caso sejam necessárias. 

Ensine com brincadeiras

Não se esqueça de que as brincadeiras também podem ser aliadas quando o assunto é ensinar as crianças. Pense em atividades que estimulem o raciocínio, a improvisação, a imaginação e o senso de comunidade e de respeito ao próximo. Já que estudar não está associado apenas ao conhecimento das disciplinas da grade curricular de uma escola, diversas outras habilidades também podem ser desenvolvidas e vêm se tornando cada vez mais relevantes no cenário da sociedade mundial.

Não perca as novidades do nosso blog. Acesse:

Atividades para fazer com as crianças em casa

Como os pais podem motivar os filhos a aprender inglês?

Já pensou no seu filho sendo um líder do futuro? 

Isso só é possível com a forma revolucionária com a qual a Pingu’s English ensina inglês para ele! Visite o nosso site e conheça mais sobre a nossa metodologia.

voltar para a lista de notícias