Notícias e Eventos


Quais as diferenças de ensinar inglês para adultos e para crianças?

Quais as diferenças de ensinar inglês para adultos e para crianças?

A importância da língua inglesa nos dias de hoje é inegável, não é mesmo? O domínio do idioma deixou de ser um diferencial e se transformou em uma habilidade necessária, principalmente na vida adulta. Por isso, é muito comum que os papais e as mamães se preocupem em proporcionar o contato com o inglês desde cedo, garantindo que seu filho irá construir uma base sólida de conhecimentos desde pequeno.

No entanto, é curioso perceber que a demanda pela aprendizagem de uma segunda língua também vem crescendo entre o público adulto. Tomadas pela necessidade de conhecer outro idioma, sobretudo o inglês, muitas famílias decidiram acompanhar os pequenos e desbravar o idioma. Mas será que o aprendizado para ambas as idades é semelhante? Aqui, nós explicamos um pouquinho sobre as características do ensino de inglês para adultos e crianças. Acompanhe.

Inglês para adultos

Quem nunca ouviu a expressão “nunca é tarde para aprender”? Atualmente, é muito frequente encontrar amigos ou colegas de trabalho que decidiram despender um tempinho para as aulas de inglês. O mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e volátil, vê o domínio do idioma com bons olhos, e nos últimos tempos, deixou de considerar esse conhecimento como um diferencial - hoje, falar e entender inglês é fundamental.

Logo, muitos adultos decidem procurar por cursos de inglês voltados às suas necessidades diárias. Há aqueles que oferecem um aprendizado voltado para o mundo dos negócios, enquanto é possível encontrar também cursos que dão mais ênfase à compreensão escrita e à produção textual, voltados para os profissionais que desejam conquistar espaço no âmbito acadêmico ou no setor de pesquisas, por exemplo. Ainda, há os cursos de idiomas desenvolvidos para garantir um aprendizado contínuo, que levam o aluno a dominar a língua por puro prazer de aprender e conquistar novos conhecimentos.

Independentemente dos motivos que levam os adultos de volta à rotina de estudos, as escolas de inglês costumam seguir uma abordagem semelhante com esse público. A conversação é a principal aposta metodológica, uma vez que o diálogo e a interação entre professor e aluno e entre os alunos entre si ajudam a tornar o momento de aprendizado uma atividade mais leve quando comparado à correria de um dia a dia atribulado. Além disso, o exercício de fala e audição incentiva a memorização, característica considerada fundamental para todas as etapas da aprendizagem.

Outro ponto interessante dessa abordagem é que, na interação entre os alunos, é possível construir laços de amizade e relações de ajuda e apoio mútuo, fator que reduz a timidez ou mesmo a frustração, algo muito recorrente entre os adultos. Sendo assim, as aulas de inglês focadas no público adulto trazem contribuições para além do domínio da língua, já que elas instigam seus alunos a sair da zona de conforto e adquirir novos conhecimentos, permitindo o contato com novas culturas e pontos de vista.

Inglês para crianças

É comum ouvirmos que “quanto antes começar a aprender, melhor”. A verdade é que essa ideia tem, sim, um fundamento científico, sobretudo quando relacionada ao estudo de novos idiomas; afinal, a infância é considerada um dos melhores momentos para esse tipo de aprendizado. Segundo um estudo divulgado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 2018, aprender uma base gramatical sólida de um novo idioma até os dez anos de idade ajuda a construir a oportunidade ideal para dominar a língua como um falante nativo. O MIT pontuou que os adolescentes também apresentam uma afinidade maior com idiomas do que os adultos - a sua percepção é mais aguçada para o tema até os 17 ou 18 anos.

Por consequência, um dos benefícios mais interessantes do aprendizado de uma segunda língua desde a primeira infância é a oportunidade de transformar a sala de aula em uma grande brincadeira. As escolas de inglês apostam em atividades lúdicas, utilizando músicas fáceis de cantar, materiais didáticos coloridos e atividades muito divertidas para ensinar a língua inglesa para os pequenos e aproximá-los das suas vivências naturais. Logo, é comum encontrar brincadeiras ou momentos de atividades que trabalham outras questões inerentes ao desenvolvimento infantil, como a cognição e as habilidades motoras, por exemplo. Também há a inserção de momentos que dialogam com a valorização do desenvolvimento emocional e interpessoal com os coleguinhas, o que ajuda a criança a adquirir novos conhecimentos sobre o mundo ao seu redor e aumentar sua autoconfiança.

Ensino Pingu’s English

Promover o contato do seu filho com a língua inglesa desde cedo é uma opção capaz de trazer incontáveis benefícios a curto e longo prazo, garantindo que o pequeno irá desenvolver também uma extrema facilidade para lidar com outro idioma além da sua língua materna. Na Pingu’s English, você encontra a estrutura necessária para transformar os estudos em um momento de aprendizagem saudável, seguro e com muita diversão.

Aqui, os professores estão preparados para identificar o perfil de cada aluno e a maneira como sua individualidade pode ser explorada ao longo do processo de ensino, garantindo que serão ministradas atividades ideais e adequadas às suas aptidões pessoais. Com o ensino em espiral, a Pingu’s English garante que seus alunos entrem em contato com diversas situações pautadas sobre o mesmo tema, uma abordagem que proporciona o desenvolvimento das quatro principais competências do idioma - fala, escrita, audição e leitura.

Ao longo de quatro níveis de aprendizado, apoiado em atividades extras direcionadas para o exercício dos novos conhecimentos também em casa, o seu filho ainda estará preparado para conquistar um certificado de reconhecimento internacional, o Cambridge Young Learners English - Starter Level. :)

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias