Notícias e Eventos


Ensinando seu filho a falar sobre as coisas de que gosta em inglês

Ensinando seu filho a falar sobre as coisas de que gosta em inglês

Durante o seu desenvolvimento, as crianças aprendem a expressar os seus gostos e preferências individuais para os familiares e amigos aos poucos. Nesse sentido, ensiná-las também a comunicar aquilo de que gostam ou não na língua inglesa é extremamente significativo. Em inglês, utiliza-se o verbo like para expressar gostos e predileções. Que tal ensiná-lo para o seu filho? Vamos conhecê-lo.

O uso do verbo like

Como mencionamos, o verbo like é equivalente ao verbo “gostar” na língua portuguesa. Essa palavra deve ser utilizada quando você deseja dizer se gosta ou não de alguma coisa. Em um primeiro momento, é importante ensinar ao seu filho como usar esse verbo no idioma. Para isso, procure relacionar a palavra às comidas, brinquedos ou itens que o agradam. Veja exemplos.

 I like chocolate. ? Eu gosto de chocolate.

 I like soccer. ? Eu gosto de futebol.

 I like cartoons. ? Eu gosto de desenhos animados.

 Na sequência, é importante também ensiná-lo como dizer que não gosta de algo. Deve-se adicionar o verbo auxiliar do em sua forma negativa antes do verbo like. Assim, a forma negativa torna-se don’t like. Nesse caso, associe a palavra com itens aos quais o pequeno apresenta resistência. Acompanhe.

 I don’t like coconut. ? Eu não gosto de coco.

 I don’t like volleyball. ? Eu não gosto de vôlei.

 I don’t like mosquitoes. ? Eu não gosto de mosquitos.

 Conjugações do verbo like

Depois que o seu filho já estiver dominando as estruturas para descrever os seus gostos pessoais, comece a usar estruturas para ajudá-lo a perceber que o verbo like também pode ser usado para falar sobre as preferências de outras pessoas.

 Em inglês, o verbo like está na lista dos verbos regulares, e por isso não tem muitas variações. A exceção é a terceira pessoa do singular, ou seja, os pronomes he, she e it. Nesse caso, o -s é acrescentado ao verbo. Entenda.

 I like ? Eu gosto

 You like ? Você gosta

 He likes ? Ele gosta

 She likes ? Ela gosta

 It likes ? Ele/a gosta

 We like ? Nós gostamos

 They like ? Eles gostam

 O mesmo vale para a estrutura negativa. Nesse caso, ela é formada também pelo verbo auxiliar do, mas em sua forma para a terceira pessoa do singular no presente, does. Então temos a negativa doesn't like. Veja todas as possibilidades:

 I don’t like ? Eu não gosto

 You don’t like ? Você não gosta

 He doesn’t like ? Ele não gosta

 She doesn’t like ? Ela não gosta

 It doesn’t like ? Ele/a não gosta

 We don’t like ? Nós não gostamos

 They don’t like ? Eles não gostam

 Agora, que tal praticar os novos conhecimentos com o seu filho com alguns exemplos? É fundamental aplicar os novos conhecimentos no dia a dia do pequeno. Confira.

 I don’tlike it!? Eu não gosto disto!

 I like to play hide-and-seek.? Eu gosto de brincar de esconde-esconde.

 I don’t like broccoli.? Eu não gosto de brócolis.

 Matheus likes basketball.? Matheus gosta de basquete.

 Cecília doesn't like cold days. ? Cecília não gosta de dias frios.

 My dog likes to play tag.? Meu cachorro gosta de brincar de pega-pega.

 We don’t like rainy days.? Nós não gostamos de dias chuvosos.

 We like mac n’ cheese! ? Nós gostamos de macarrão com queijo.

 They like chocolate cake! ? Eles gostam de bolo de chocolate!

 They don’t like rugby.? Eles não gostam de rugby.

Use diferentes temáticas

Ao ensinar para o seu filho os usos do verbo like, lembre-se de trabalhar palavras que o pequeno já aprendeu e também incentivá-lo a conhecer o significado de novos termos. Por aqui, nós já falamos sobre os nomes e sons dos animais em inglês, assim como algumas brincadeiras infantis e nomes dos esportes no idioma. Que tal começar por esses vocabulários? :)

Não deixe de estimular o pequeno a entrar em contato com novas estruturas do idioma aos poucos; afinal, conhecer a base do idioma é fundamental para dominá-lo com propriedade no futuro. Aproveite a visita e confira algumas dicas que podem ajudá-lo nesse processo:

 5 coisas que atrapalham os estudos de inglês das crianças

 Quanto tempo as crianças demoram para aprender inglês?

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias