Notícias e Eventos


Como usar jogos para estimular o aprendizado do seu filho

Como usar jogos para estimular o aprendizado do seu filho

Os games chamam bastante a atenção das crianças, que desde cedo querem estar se divertindo com os computadores, videogames e smartphones. A boa notícia é que os jogos podem ter um intenso potencial educativo, e é isso que você vai aprender no post de hoje!

Aprenda mais sobre games

Os próprios pais devem procurar aprender um pouco mais sobre jogos e conhecer os principais estilos. Pesquise os títulos que mais fazem sucesso entre os jovens e estude sobre eles. Não precisa ser um grande especialista, mas é bom que você conheça o suficiente para orientar as crianças de maneira assertiva. Vai ficar difícil se você se propuser a falar sobre um universo do qual não domina absolutamente nada.

Jogos educativos

Com uma boa pesquisa em sites e portais especializados na internet, você consegue selecionar algumas opções de jogos que tenham funções educativas bem claras, como:

Desenvolvimento do raciocínio lógico

Procure por jogos interativos que trabalham bastante com cores e imagens, e ofereça desafios que estimulem o senso criativo dos pequenos. É possível achar aplicativos bem interessantes até mesmo para o seu smartphone ou tablet.

Expansão do vocabulário

Busque jogos e aplicativos que proponham a montagem de palavras e a construção de frases. Com isso, é possível estimular o desenvolvimento da fala e a expansão do vocabulário da criança.

Inglês

Do mesmo jeito que você encontra jogos para desenvolver o aprendizado do português, é possível encontrar outros que auxiliam nos estudos do inglês. A infância é a época ideal para começar a aprender um novo idioma, pois as partes do corpo responsáveis pela linguagem estão em pleno desenvolvimento.

Outros tipos de jogos

Além dos jogos criados diretamente com uma proposta educativa, outros games mais focados na diversão também podem ser utilizados para o aprendizado. O importante é fazer uma pesquisa apurada e procurar aquilo que mais se adequa às suas propostas de educação para os seus filhos. Não se esqueça de verificar a classificação indicativa, pois as empresas de desenvolvimento procuram se adequar e oferecer um conteúdo educativo para a idade apontada.

Jogue junto

Os joguinhos não precisam ser algo exclusivo para os pequenos, e os pais podem curtir o momento juntos. Busque por games que consigam envolver toda a família, seja no videogame, seja no computador ou smartphone. Além da parte educativa, ainda pode se tornar um hábito divertido para fortalecer os laços familiares.

Esteja sempre de olho

Mesmo que você não consiga manter uma regularidade para jogar junto com as crianças, procure sempre estar de olho nos games que elas estão curtindo. Não deixe que eles acessem títulos impróprios à idade ou que fujam das suas propostas educativas para os seus filhos.

Por fim, entenda que os games são muito importantes para as crianças e, já que elas gostam tanto deles, é melhor utilizá-los para fins educativos. A metodologia da Pingu’s compreende essa realidade e oferece um ensino de inglês que usa diversos jogos, veja:

Metodologia Pingu’s - Jogos

Traga seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Que tal conhecer um pouco mais sobre a Pingu’s? Solicite uma aula experimental e entenda por que somos a melhor escola de inglês para crianças!

 

voltar para a lista de notícias