Notícias e Eventos


Como usar filmes para praticar inglês com seus filhos

Como usar filmes para praticar inglês com seus filhos

Aprender um segundo idioma desde cedo é o segredo para se tornar fluente durante a vida adulta. Por isso, os pais precisam incentivar os filhos a entrar em contato com o inglês desde a infância, aproveitando os mais diversos momentos do dia a dia para ensinar palavras e frases aos pequenos. Nos itens abaixo, você irá aprender como utilizar os filmes para treinar o inglês com as crianças.

Escolhendo o filme

A escolha dos filmes faz total diferença para captar o interesse do seu filho pela atividade. Além da temática infantil, você deve levar em conta que assistir a um longa-metragem de duas horas com legendas pode ser bem cansativo para a criança, fazendo com que ela desista pelo caminho. Portanto, comece por animações curtinhas e com linguagem simples. É possível encontrar produções feitas exatamente para ensinar o idioma aos pequenos, trazendo uma história leve e com falas ditas pausadamente pelas personagens.

Praticando o inglês

Apenas ouvir as falas em inglês já auxilia bastante a criança a se acostumar com a sonoridade do idioma. Para aproveitar ainda mais esse potencial de aprendizado, você ainda pode lançar mão de alguns exercícios, como:

Assista primeiro em português

Um bom exercício é assistir ao filme ou à animação primeiro em português e só depois em inglês. Assim, a criança entende a história graças às falas em sua língua materna, trazendo esse contexto para a versão em inglês e criando conexões de sentidos.

Assista ao filme legendado

Você também pode optar por oferecer o filme no seu áudio original desde o começo, colocando as legendas em inglês. Nesses casos, é melhor iniciar o treinamento por animações mais curtas e que não irão deixar seu filho cansado.

Assista junto

Se a criança assistir sozinha a um filme com uma língua que ela não conhece, provavelmente irá desistir logo no começo. Por isso, é importante que você esteja junto e transforme o treinamento do inglês em um momento para toda a família.

Faça perguntas sobre o filme

Durante a exibição do filme em inglês, faça perguntas para a criança sobre a história e sobre os personagens. O importante é que você mensure o quanto ela está compreendendo do enredo e a ajude a entender as palavras e as frases mais complexas.

Cante as musiquinhas

Os filmes infantis costumam contar com uma trilha sonora produzida exatamente para ser interessante para as crianças. Ao assistir com o áudio original, seus filhos aprenderão a versão em inglês das músicas, fazendo com que a prática do idioma fique bem mais divertida!

Permita que a criança assista a filmes dublados

Não exija que todo o conteúdo que a criança assistir seja legendado, porque isso pode cansá-la. Deixe que os pequenos assistam a filmes dublados com os amigos e não transforme todo momento de lazer em estudos.

Incentive o seu filho a estudar inglês desde cedo

Para que a criança consiga entender tudo que está sendo dito nos filmes, é fundamental que ela inicie um curso de inglês desde cedo. Na sala de aula, ela começará a aprender as bases do idioma e desenvolverá uma educação bilíngue.

A Pingu’s é uma escola totalmente voltada ao ensino de inglês para crianças. Nossa metodologia conta com atividades lúdicas que despertam o interesse dos pequenos e tornam o aprendizado de idiomas bem divertido! Acesse os posts abaixo e conheça mais sobre nós!

O jeito Pingu’s de ensinar inglês

Por que matricular o seu filho na Pingu’s English?

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias