Notícias e Eventos


Como saber se seu filho está sofrendo bullying

Como saber se seu filho está sofrendo bullying

Antes de qualquer coisa, é fundamental entender o que é bullying. Já se foi o tempo no qual se acreditava que sofrer bullying não era “nada de mais”. O bullying pode trazer consequências sérias à vida de uma pessoa, sendo essencial identificá-lo e resolvê-lo o quanto antes. Existem diversas formas dessa agressão; entre elas, podemos citar a verbal, física, moral, sexual, virtual, entre outras.

É fundamental saber identificar alguns sintomas que podem mostrar que há algo de errado com as crianças. Veja alguns sinais comuns de quem sofre bullying:

Baixa autoestima

Quando algo negativo acontece, é comum nos fecharmos e deixar a chateação tomar conta dos nossos dias. Na fase infantil, é mais difícil discernir o que é bom ou ruim, ou até mesmo saber como contornar situações prejudiciais a nós. A maneira mais comum de responder aos estímulos negativos é se fechando e aderindo ao que é dito através do bullying como uma verdade. A baixa autoestima é um sintoma extremamente comum às crianças, pois se sentem inferiores a quem pratica o bullying com elas.

Mudança nos hábitos alimentares

Se engana quem pensa que é só a falta de fome que indica sinais negativos na vida de uma criança. Há quem reaja à ansiedade e a problemas psicológicos encontrando conforto na alimentação e, consequentemente, na compulsividade alimentar.

É claro que cada um possui os próprios hábitos, mas mudanças repentinas na alimentação podem indicar problemas sociais, como é o caso do bullying. Entenda que as mudanças devem ser avaliadas quando acontecem com frequência, e não apenas em dias isolados.

Sintomas psicossomáticos

O bullying pode desencadear diversas reações prejudiciais ao cotidiano do indivíduo. Os sintomas psicossomáticos estão relacionados a fatores físicos ocasionados por problemas psicológicos, como estresse e depressão. Os mais comuns são dor de cabeça ou de estômago, insônia, crises respiratórias, náusea e diarreia. O aparecimento constante desses sintomas pode significar que há ocorrência de bullying com o seu pequeno.

Pertences danificados

Mesmo que o mais comum seja o bullying moral e psicológico, é possível que hajam atitudes físicas não só com as crianças, mas também com seus pertences. É claro que é normal os pequenos estragarem alguns de seus bens de vez em quando, mas é importante acompanhar os possíveis estragos que podem ocorrer por terceiros.

Apesar dos sinais, cada pessoa é única, podendo apresentar sintomas específicos. Se em algum momento você, como pai, identificar mudanças comportamentais negativas, é interessante entrar em contato com a escola e buscar ajuda de profissionais para saber como lidar com as causas de tais comportamentos.

Veja outros posts que podem te interessar:

Como ajudar crianças com dificuldades na escola?

5 desenhos para o seu filho praticar inglês

Como ajudar seu filho a ter concentração

Dê ao seu filho hoje as vantagens competitivas para sucesso na vida adulta!

A Pingu’s English ajuda no desenvolvimento infantil em seu melhor momento de aprendizado. Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias