Notícias e Eventos


Como o aprendizado de inglês pode influenciar o desenvolvimento cognitivo infantil

Como o aprendizado de inglês pode influenciar o desenvolvimento cognitivo infantil

O contato com a língua inglesa desde a infância é extremamente positivo. Além dos incontáveis benefícios para o futuro profissional e acadêmico do pequeno, o aprendizado do idioma proporciona o diálogo com diferentes culturas e incentiva o desenvolvimento de novos conhecimentos sobre diferentes povos e sociedades.

Nesse cenário, é comum que muitas famílias ouçam que o bilinguismo também é benéfico para o desenvolvimento cognitivo infantil. Mas afinal, de que maneira o aprendizado do inglês e a cognição estão relacionados? Nós explicamos para você. Acompanhe.

O desenvolvimento cognitivo na infância

A cognição está relacionada aos processos mentais que pautam o comportamento de uma pessoa, ou seja, a maneira como alguém aprende, recorda e representa novas informações. Além do ato de aprender em si, a cognição também se estende à compreensão de como o comportamento de um indivíduo muda diante de novos conhecimentos e experiências.

No caso das crianças, o desenvolvimento cognitivo está diretamente relacionado ao seu processo de desenvolvimento natural. Esse processo tem a linguagem, a coordenação motora e o suporte afetivo-emocional como seus principais alicerces. Portanto, é papel da família possibilitar o contato com um ambiente estimulante e saudável, proporcionando estímulos que contribuam diretamente para tais avanços cognitivos.

A língua inglesa no processo de cognição

Aqui no blog, nós já explicamos os principais diferenciais no ensino da língua inglesa para as crianças. Nessa faixa etária, o pequeno entra em contato com atividades lúdicas e tem a oportunidade de aprender brincando, sem medo de se arriscar ou errar - uma característica distinta dos adolescentes e adultos que, durante o processo de aprendizagem, temem cometer erros.

Dessa forma, o aprendizado simultâneo de dois idiomas se transforma em uma experiência benéfica, já que a criança pode exercitar os seus conhecimentos em inglês e em português constantemente. Ao alternar entre uma língua e outra, o pequeno exercita o cérebro e também desenvolve o seu controle cognitivo. Aos poucos, essa dinâmica contribui para que o trânsito entre os dois idiomas se torne natural para a criança.

Ainda, o ambiente bilíngue auxilia no desenvolvimento das funções executivas, o que ajuda a criança a dominar suas emoções, pensamentos e ações. E os benefícios não param por aí! Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de York, no Canadá, as crianças bilíngues também apresentam um raciocínio mais rápido quando realizam mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Como incentivar o aprendizado da língua inglesa

Estimular o desenvolvimento infantil através da língua inglesa pode ser muito divertido! Para isso, basta procurar por alternativas dinâmicas e inserir o novo idioma no dia a dia do pequeno, permitindo que ele conheça novas palavras e também exercite as expressões e novas construções verbais que aprende no curso de inglês.

Portanto, abuse da criatividade! Vale organizar um cooking day com o seu filho, preparando um prato típico norte-americano. Ler um trecho de uma bedtime story em inglês todas as noites permite que o pequeno exercite os seus conhecimentos e relaxe um pouquinho antes de dormir. Outra opção bacana é investir nos desenhos animados para praticar inglês com o seu filho e dar boas risadas.

Incentivar o contato com a língua inglesa desde a infância é uma opção excelente para um aprendizado tranquilo e saudável, plantando as sementes para um futuro de muitas conquistas! :)

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias