Notícias e Eventos


Como manter o bem-estar das crianças em casa?

Como manter o bem-estar das crianças em casa?

Os pais estão se preocupando ainda mais com o bem-estar dos seus filhos em casa, principalmente por passarem mais tempo realizando atividades internas, como trabalho, estudos e lazer. Para as crianças, também é dificil ficar longe dos amigos e familiares, por isso elas precisam passar pela situação que vivemos de uma maneira mais leve. Para ajudar a evitar a ansiedade e o medo, por exemplo, reunimos algumas dicas para manter o bem-estar das crianças em casa. Confira abaixo!

Mantenha uma rotina e envolva as crianças nas tarefas da casa

As crianças ficam mais seguras quando seguem uma rotina, como manter os horários de acordar, de dormir, de fazer as refeições, de ter o momento de estudar e de brincar. Por isso, é importante os pais planejem o dia a dia das crianças com os horários de cada atividade. Além disso, sugira para que os filhos ajudem a cozinhar (tomando todos os cuidados!), para inseri-los nas tarefas da casa. Serão momentos diferentes e divertidos!

Siga uma alimentação saudável e incentive os exercícios físicos

Busque preparar as refeições das crianças com muitas frutas e legumes para manter em dia os nutrientes essenciais para uma boa saúde, evitando aqueles “lanchinhos” fora de hora ou com muitos doces. Além disso, adapte os exercícios físicos para dentro de casa, com vídeos de dança, alongamentos, brincadeiras no quintal de casa etc. Seguindo essas dicas, as crianças, além de continuarem saudáveis, também terão uma noite de sono melhor.

Tenha os períodos de brincadeira e de aprendizado além das aulas

Em casa, as crianças podem não ter noção dos períodos que devem ser dedicados às atividades escolares e ao lazer. Nesse caso, os horários definidos são ainda mais importantes, além disso escolha lugares diferentes da casa para brincar e estudar, auxiliando na concentração das crianças. Ah, e é possível aprender com desenhos educativos, jogos e realizar visitas virtuais a museus para incentivar a criatividade e a imaginação dos pequenos. 

Ligue para familiares e amigos

Com a ajuda das tecnologias, ligue para familiares e amigos na companhia do seu filho para diminuir a saudade. Diga para as crianças contarem como foi o dia, o que ela aprendeu, faça brincadeiras por vídeo ou acompanhe uma receita, por exemplo. 

Tenha uma atitude positiva e comunique-se

Lembre-se de manter os seus filhos informados sobre a atualidade na medida do possível e com a linguagem adequada, de forma que eles fiquem calmos e sintam-se seguros. É comum que as crianças tenham a sensação de insegurança ou de medo em relação ao período atual, mas a dica para os pais é demonstrar positividade e esperança de que esse momento vai passar, sempre de maneira confiante e tranquila. Esclareça o que é o vírus e quais os cuidados que devem ser tomados, como lavar as mãos e ficar em casa. 

Relaxe antes de dormir

Separe um momento antes de dormir para as crianças relaxarem e se prepararem, como com banho, com massagens, com músicas que acalmam ou com a leitura histórias. Essas são ótimas opções para garantir uma boa noite de sono e o bem-estar das crianças para o dia seguinte!

Gostou das nossas dicas para manter o bem-estar dos seus filhos em casa? Coloque em prática e continue acompanhando o blog da Pingu’s.

9 museus virtuais para visitar com as crianças

Como ajudar na alfabetização das crianças em casa

Já pensou no seu filho sendo um líder do futuro? 

Isso só é possível com a forma revolucionária com a qual a Pingu’s English ensina inglês para ele! Visite o nosso site e conheça mais sobre a nossa metodologia.

voltar para a lista de notícias