Notícias e Eventos


Como incentivar a leitura entre crianças?

Como incentivar a leitura entre crianças?

Uma das principais características da infância é a criatividade, e os livros são uma ótima fonte. A leitura é uma base não só para o desenvolvimento cognitivo das crianças, mas também uma oportunidade de incentivar a imaginação. A capacidade de encontrar diferentes situações e respostas nas histórias faz com que os pequenos se preparem cada vez mais para os desafios da vida adulta.

Livros adequados à idade

Antes de qualquer coisa, é essencial encontrar livros que sejam adequados à idade do seu filho. Assim como os filmes, os livros também possuem classificação indicativa. Quando a narrativa não condiz com as expectativas e, principalmente, com a fase na qual a criança está, a tendência é que veja aquela atividade como obrigação, sem criar qualquer laço ou afeição pela história. Existem inúmeros exemplares de literatura infantil; procure os que mais se assemelham aos interesses do seu pequeno, entenda se são adequados à idade e boa leitura!

Ambiente propício

A fase infantil é rodeada de descobertas, curiosidade e muita, muita imaginação. As distrações são os grandes inimigos não só das crianças, mas em todas as fases da vida. Para que a criança crie gosto pela leitura, é essencial preparar um ambiente propício a isso. No momento da leitura, garanta que não haverá outras atividades “mais interessantes” por perto. Quanto maior o contato com os livros, maiores são as chances de despertar o interesse dos pequenos.

Momento de leitura em família

Uma das principais bases que as crianças estabelecem é a relação com os pais. As atitudes das crianças são totalmente influenciadas pelas atitudes dos responsáveis. A partir do momento que se cria a interação entre o momento em família e a leitura, é mais fácil de incentivar essa atividade entre as crianças. As famosas histórias para dormir já são um começo para criar esse laço entre os livros e os pequenos. Comece a trocar algumas atividades rotineiras, como assistir televisão, por uma leitura dinâmica e agradável para todos.

Frequente livrarias e bibliotecas

Quanto mais cedo o contato, mais cedo a atração pelos livros se desperta. O grande arsenal de livros presentes nas livrarias e bibliotecas impulsionam não só a curiosidade das crianças em saber sobre tantas histórias que existem entre aquelas páginas, mas também em saber que os livros não se resumem apenas ao repertório oferecido a eles.

A leitura pode ser um diferencial enorme para a formação das crianças. Os livros em inglês também podem ser utilizados como complemento dessa atividade tão importante, estimulando assim duas capacidades de desenvolvimento diferentes. Aproveite que as férias estão chegando e embarque na aventura das histórias infantis com o seu pequeno.

Gostou desse post? Veja outros que podem te interessar:

Programações de férias que combinam com o verão

Como saber o nível de inglês do seu filho?

Músicas infantis para ajudar seus filhos na aprendizagem

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias