Notícias e Eventos


Como funcionam as aulas na Pingu’s English?

Como funcionam as aulas na Pingu’s English?

Imagem: A Pingu’s English traz um ambiente seguro e saudável para o aprendizado das crianças


Você sabia que o contato com um segundo idioma desde a primeira infância pode trazer muitos benefícios para o seu filho? Com metodologia exclusiva, a Pingu’s English incentiva o desenvolvimento infantil para muito além do aprendizado da língua inglesa! Para você conhecer um pouco mais sobre a nossa metodologia, confira a entrevista com o diretor da marca, César Lucchesi!

A procura pela língua inglesa

Nos últimos anos as famílias vêm incentivando o contato dos pequenos com a língua inglesa cada vez mais cedo. “Os pais entenderam a importância do idioma e também notaram como as crianças têm uma enorme facilidade para o aprendizado, elas são como pequenas esponjinhas para o conhecimento”, conta Lucchesi.

É comum que muitas famílias questionem se é realmente eficiente e seguro para o aprendizado colocar o pequeno em uma escola de idiomas desde a primeira infância, até mesmo antes de iniciar o processo de alfabetização na língua materna. A preocupação é de fato muito importante, mas na Pingu’s English, o ato de aprender um segundo idioma é feito de forma lúdica e divertida, respeitando e estimulando o desenvolvimento infantil e adequando-se às necessidades de cada faixa etária.

Do pinguinês à língua inglesa

Na Pingu’s English, todo o material didático é ilustrado pelo simpático Pingu, ao lado da sua família e dos seus amigos. Ao acompanhar as aventuras da família de pinguins ao longo do curso, as crianças têm contato com personagens que se comunicam em uma língua própria, o “pinguinês”. De acordo com Lucchesi, essa particularidade evita conflitos caso a criança assista ao desenho também em casa, já que o pequeno poderia sentir certa confusão ao assistir o desenho fora da sala de aula e perceber que os personagens poderiam também falar português.

Além disso, Pingu é um garoto que, aos seus dez anos de idade, é arteiro e brincalhão, mas também muito carinhoso com a sua família e com os amigos, características que promovem uma identificação ainda maior das crianças com o personagem.

Sempre envolvendo contextos morais e questões socialmente interessantes, a animação contribui para o aprendizado social das crianças ao trazer situações em que são reforçados ideais e valores ensinados pelas famílias. Logo, a proximidade dos alunos com o personagem e a ludicidade do processo proporcionam um contexto benéfico para o aprendizado e também reforçam os laços familiares.


Imagem: O simpático personagem Pingu acompanha os alunos ao longo das atividades

Dinâmica das aulas

Inspiradas nas aventuras de Pingu e sua turma, todas as aulas têm início com um pequeno episódio do desenho, com duração média de cinco minutos. Após assistir ao vídeo, a classe tem a oportunidade de vivenciar as situações apresentadas no vídeo e transpor a experiência lúdica e contemplativa para experiências concretas. O diretor da marca explica que a aula segue a temática de um episódio, mas os educadores têm a oportunidade de introduzir novas palavras e expressões em inglês para os pequenos.

Dessa forma, a ludicidade torna-se a ferramenta principal do ensino na Pingu’s English. A associação das novas palavras em inglês é feita de maneira natural e divertida, com o uso de objetos, flashcards, músicas e atividades dinâmicas. Se os pequenos assistem a um episódio no qual Pingu usa um blue hat, por exemplo, eles poderão brincar com o chapéu em sala, e não só assimilar que a cor azul chama-se blue na língua inglesa, mas também descobrir os nomes de outras cores.

A ideia dialoga com um hábito usual das crianças: imaginar. É muito comum que os pequenos assistam aos desenhos animados e inspirem-se nos personagens para dar asas à imaginação. “É uma atitude que as crianças têm naturalmente enquanto brincam em sua língua materna, mas com processos, metodologias sérias e muita ciência por trás”, explica Lucchesi.


Imagem: Na Pingu’s English, as crianças aprendem a língua inglesa brincando

Ensino em espiral e valorização da autonomia

Na Pingu’s English, os professores são altamente capacitados e treinados para identificar as características de cada aluno e compreender os diferentes estilos de aprendizagem, como visual, auditivo e cinestésico. Mais do que reconhecer os processos individuais, as aulas são construídas com diferentes etapas, ora focada nos professores, ora nos alunos e nas atividades.

Além de contemplar as particularidades de cada criança, as dinâmicas proporcionadas durante as aulas contribuem para o desenvolvimento da autonomia. O pequeno pode transitar entre as diferentes atividades e também escolher o tempo que se dedicará a cada uma delas. Apesar de todas serem voltadas ao aprendizado de uma mesma temática, cada uma traz experiências diferentes, o que permite que a criança aprenda e fixe o aprendizado enquanto brinca na caixa de areia ou conecta objetos, por exemplo.

“São várias vertentes para o mesmo assunto, as quais são trabalhadas através das diferentes etapas da aula”, completa Lucchesi. Enquanto isso, os professores têm a oportunidade de observar os alunos, perceber seus interesses, com quais atividades cada um interagiu e quais são as dificuldades.

Benefícios do aprendizado da língua inglesa

Segundo estudos científicos, aprender uma segunda língua durante a infância traz benefícios para o desenvolvimento cognitivo infantil, alguns dos quais são intrínsecos a essa faixa etária. Nessa idade, a estrutura fonética da criança ainda está em formação, e por isso ela é capaz de adaptar a sua pronúncia à língua portuguesa e à inglesa de maneira natural.

A longo prazo, a criança terá segurança para se comunicar em ambos os idiomas e o fará sem sotaque. Ainda, a Pingu’s English pode ser a primeira experiência dos pequenos ao lado de outras crianças, o que traz enriquecimento para o seu desenvolvimento de habilidades no convívio social.

O aprendizado do inglês também contribui diretamente para a vivência escolar a longo prazo. O contato com o idioma melhora o raciocínio lógico e favorece o aprendizado da matemática, além de também beneficiar o da língua portuguesa. “Eu costumo dizer que aqui a criança tem um desenvolvimento completo, e ainda aprende inglês!”, afirma Lucchesi.

Na Pingu’s English, as crianças encontram o espaço ideal para desenvolver suas habilidades na língua inglesa de maneira segura e natural! :) Que tal trazer o seu filho para uma aula experimental? Entre em contato e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias