Notícias e Eventos


Como estimular a curiosidade no seu filho

Como estimular a curiosidade no seu filho

Durante a infância, os pequenos ainda estão descobrindo o mundo ao seu redor e conhecendo novas texturas, cheiros, sabores e histórias! Dessa maneira, é muito comum que as crianças sejam questionadoras e perguntem o porquê de diversos assunto aos adultos. Mas afinal, porque estimular a curiosidade nos pequenos desde cedo, e como torná-la parte da rotina das crianças de maneira saudável? Confira dicas especiais sobre o assunto neste post.

Benefícios da curiosidade para a aprendizagem

Você sabia que a curiosidade está diretamente relacionada ao processo de aprendizado das crianças? Além de preparar o cérebro para o ato de aprender, a curiosidade também torna esse momento mais afetuoso e prazeroso para os pequenos. No entanto, diferentemente do que se acredita, a curiosidade não é considerada uma capacidade nata das crianças, ou seja, a curiosidade não é um traço pessoal ou uma característica que nasce nos pequenos. 

A habilidade de ser curioso se desenvolve ao longo do crescimento, sobretudo quando o pequeno tem contato com situações em que o faz de conta é rotineiro, ou quando a brincadeira é utilizada para solucionar problemas e pensar de maneira criativa. Assim, a criança aprende a ser curiosa durante a infância porque ainda está descobrindo o mundo, vivenciando novas experiências e, de quebra, ainda tem a ousadia e a espontaneidade a seu favor. 

Como estimular a curiosidade nas crianças?

Estimule o contato com diferentes expressões artísticas

Atividades diárias, como o desenho e a pintura, podem ganhar algumas variações interessantes e estimular a curiosidade do seu filho! Vocês podem escolher juntos vários tipos de papéis com cores e texturas diferentes para fazer uma colagem, ou criar uma obra de arte usando apenas materiais que encontrarem durante uma visita ao jardim. Também é possível incentivar o seu filho a experimentar e criar um novo brinquedo do zero, com pedaços de pano ou materiais recicláveis, e permitir que ele desvende a melhor maneira de montá-lo. 

Ensine o seu filho a cozinhar 

O contato com a culinária desde cedo pode estimular a curiosidade do seu filho e também influenciá-lo a criar gosto pela gastronomia! O hábito de cozinhar oferece uma grande gama de aprendizados, e também oferece a oportunidade de conhecer novos aromas e sabores. Além disso, a cozinha envolve noções de responsabilidade e também dialoga com situações importantes, como a importância da alimentação saudável e a compreensão sobre a origem e o preparo correto dos alimentos que nós ingerimos em nossa rotina.

Proporcione o contato com jogos diversos 

A partir dos seis anos de idade, as crianças ainda estão desenvolvendo a sua percepção das regras. Por isso, incentivar o seu filho a ter contato com vários tipos de jogos pode ser extremamente relevante para esse novo aprendizado e permitir que ele entre em contato com novos conceitos, ideias e informações! Jogos que envolvem charadas, ou aqueles que trazem explicações sobre alguns fatos curiosos podem ser boas pedidas. Assim, o pequeno poderá buscar mais informações posteriormente, e ampliar a sua bagagem cultural e o seu pensamento criativo e crítico. 

Traga dinamismo para a rotina

Permitir que o seu filho explore novas experiências também pode ser benéfico para o desenvolvimento da curiosidade! É possível trazer novidades, como uma escova de dentes mais divertida, uma refeição temática realizada por toda a família, ou mesmo um momento de leitura em que são usados bonecos ou fantoches para animar a história. Que tal aproveitar e exercitar a sua criatividade, procurando oportunidades simples para trazer novos conhecimentos e também incentivar o seu filho a ser mais imaginativo?

Incentive a busca por novas informações 

O estímulo às perguntas é um elemento essencial para o desenvolvimento da curiosidade do seu filho. Por isso, uma dica muito importante é sempre instigá-lo a fazer questionamentos! Quando o pequeno lhe fizer uma pergunta, responda da maneira que julgar mais adequada à idade, e não tenha medo de dizer que você não sabe respondê-la. É interessante aproveitar o momento para explicar a ele como é importante procurar as respostas em livros, vídeos e sites da internet. :) Assim, vocês podem aprender muito juntos e também adquirem uma bagagem ainda maior! 

Crianças curiosas têm ótima capacidade de observação e sentem maior motivação em continuar aprendendo e desenvolvendo os seus conhecimentos! Quando potencializada desde a infância, essa habilidade ajudará o seu filho a se transformar em um adulto eficiente, capaz de pensar fora da caixa e com percepções capazes de encontrar boas soluções para os conflitos do dia a dia!

Se você gostou deste post, aproveite a visita ao nosso blog e leia também outras dicas que podem ajudá-lo:

Vantagens de apresentar diferentes culturas para o seu filho

Como manter o seu filho seguro na internet

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias