Notícias e Eventos


Como estimular a criatividade dos seus filhos?

Como estimular a criatividade dos seus filhos?

A infância é uma importante fase de muito aprendizado para as crianças, repleta de estímulos para o desenvolvimento de habilidades que farão parte de toda a vida, como a criatividade. É essencial que elas frequentem ambientes para explorar e incentivar a curiosidade, como já falamos aqui no blog. Os pais têm um papel fundamental no estímulo à criatividade dos filhos, por isso fizemos este post com algumas dicas para ajudar. Confira!

Promova experiências

As crianças possuem interesses variados, desde aprender a tocar um instrumento musical até ser presidente do país, e essa variação é normal! Use isso para promover experiências em que as crianças tenham que ser criativas e demonstrar as suas vontades. Leve-as a museus, assista a filmes considerados clássicos e de que você gosta, vá ao teatro, viaje em família, converse sobre as características das plantas, a diferença entre os animais e a arquitetura dos prédios, ou seja, apresente o mundo! 

Com certeza, elas ficarão animadas para levar novidades sobre a vida delas para você também. Trocar informações e ter um diálogo com o seu filho é importante para a aquisição de habilidades e informações. O cérebro começa a ser treinado para armazenar conhecimento, fator estimulado pelo ambiente e pelas pessoas nele. 

Errar faz parte, e tudo bem!

O processo de incentivo da criatividade passa pela fase do questionamento das crianças em relação à maneira de expressar um pensamento, como resolver um problema de forma mais fácil ou as maneiras de interpretar as informações adquiridas. Por isso, se seu filho errar em algum desses momentos, não seja rígido demais nos comentários e compreenda as ideias dele. Por exemplo, se ele não usa cores realistas nos desenhos, não há motivo para reprimi-lo, ou se você não identificou o que o desenho representa, valorize o empenho do seu filho sempre, pois isso desenvolve a autoconfiança dele!

Proximidade com a natureza

Os ambientes naturais são espaços onde as crianças testam a criatividade, já que a imaginação e o conhecimento são estimulados. As brincadeiras podem fluir com liberdade, mas com atenção a problemas de segurança, quando os adultos devem interferir. A natureza traz a sensação de admiração e expansão temporal, auxiliando na criatividade.

Momentos de “fazer nada”

Muitos pais já querem preparar o filho para tudo no futuro desde cedo, mas é necessário atenção para não sobrecarregar o dia a dia das crianças e elas não terem tempo livre para aproveitar a infância. Para a criatividade ser desenvolvida, é preciso dar espaço para isso, sem seguir regras. Por exemplo, tenha momentos de ócio antes das responsabilidades para que eles possam brincar ou fazer outras atividades, como pintura. Nesses momentos, o cérebro relaxa e as oportunidades para criar algo novo surgem. Isso fortalece a linguagem, as habilidades sociais e a concentração, além da criatividade.

Local adequado para a criatividade

Quando menos regrada for a brincadeira, melhor o estímulo à criatividade. Tenha um espaço em casa para deixar objetos que não são muito relacionados e deixe as crianças descobrirem o que fazer com eles, como rolos de papel, tintas e caixas. Ou seja, sair do tradicional é importante para que a criatividade apareça.

Incentive a leitura

Os livros são estimuladores da imaginação das crianças, por isso devem fazer parte do processo criativo. Faça perguntas na hora da leitura ou crie um final alternativo para uma história tradicional, por exemplo. Esse é um ótimo momento para ficar mais próximo do seu filho ou filha e fortalecer o laço afetivo.

Equilibre o uso da tecnologia

Passar muito tempo na frente da TV ou jogando videogame não é muito positivo para a criatividade das crianças. Porém, dependendo de como forem usadas, as tecnologias podem ser benéficas para o desenvolvimento criativo. É preciso ter equilíbrio entre as atividades com e sem aparelhos tecnológicos, ter os pais sempre por perto e aproveitar os conhecimentos que a tecnologia oferece, com jogos interativos que abordam assuntos interessantes e relevantes para o aprendizado.

Contato com a diversidade

Permitir que seu filho conviva com crianças de outras classes sociais, nacionalidades ou religiões é uma oportunidade para ele enxergar as várias realidades do mundo, o que incentiva a criatividade, já que querem explorar e conversar sobre o que é diferente e novo para eles. 

Aprendendo um novo idioma

Incentivar o seu filho a aprender um novo idioma é um ótimo caminho, já que o cérebro é estimulado a formar sentenças como se fosse um quebra-cabeça e guarda as novas informações de forma estratégica para compreender a língua. Além disso, entender um outro idioma permite o estudo de novas culturas, além da parte técnica da língua, o que amplia o conhecimento do mundo e a criatividade das crianças. 

Depois dessas dicas, vai ser mais fácil encontrar caminhos para incentivar a criatividade do seu filho ou da sua filha, certo? Aproveite esses momentos com eles e participe do desenvolvimento das crianças para o futuro! 

Veja outros posts sobre desenvolvimento infantil no blog da Pingu’s English:

Como ensinar o seu filho a ser organizado?

Como estimular a curiosidade no seu filho

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Que tal conhecer a unidade da Pingu’s mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias