Notícias e Eventos


Como ensinar seus filhos a terem responsabilidade desde cedo

Como ensinar seus filhos a terem responsabilidade desde cedo

Muito se fala sobre o senso de responsabilidade em crianças. Mas afinal, o que é isso? Ser responsável está ligado ao ato de responder pelas próprias atitudes. É fundamental que esse estímulo seja recebido desde cedo, já que é mais fácil para uma criança se adaptar a novos desafios e aprendizados quando mais nova.

É preciso adequar os compromissos à idade, mas é possível encontrar maneiras de conciliar o crescimento saudável e natural das crianças com as noções básicas de responsabilidade, característica essencial para se sobressair no futuro.

Crie hábitos

Além de as crianças se sentirem mais seguras com alguns hábitos pré-estabelecidos na rotina, isso pode contribuir para a responsabilidade delas. Realizar uma tarefa diariamente ou até mesmo semanalmente é uma forma de entenderem que aquilo é necessário para a boa convivência da família e, principalmente, para a organização do ambiente. Incentive o seu filho a guardar os brinquedos, ajudar a cozinhar e organizar pequenas coisas da casa, aumentando o grau de dificuldade da tarefa de acordo com a idade.

Crie um sistema de recompensas

É comum que crianças precisem de incentivo para cumprir seus deveres. Um sistema de recompensas faz com que ela atribua as noções de responsabilidades a coisas boas. Não é preciso recompensar por cada atitude correta, mas se ela cumpriu todos os deveres combinados, deixe seu filho escolher o cardápio do fim de semana, por exemplo. Não é necessário agrados muito elaborados, mas que sejam atrativos para seu filho.

Pratique o que diz

Uma das principais características da infância é a observação. Principalmente nos primeiros anos de vida, as crianças baseiam suas crenças, vontades e atitudes no comportamento dos pais. É fundamental que as atitudes parentais sejam condizentes com o cobrado das crianças. Os atos que acontecem dentro e fora de casa refletem diretamente na visão que os filhos têm do mundo e de suas responsabilidades.

Transforme obrigação em diversão

Não é porque a criança está aprendendo sobre responsabilidade que não possa ser conciliado com diversão. O noção de que é chato executar as obrigações é algo que precisa ser excluído do pensamento dos pequenos. É essencial que eles saibam reconhecer o lado positivo de ser responsável, incitando o desejo de sempre cumprir suas responsabilidades com êxito. Precisa de ajuda para organizar a casa? Conte uma história, faça do momento uma fantasia prazerosa para a criança.

Reconheça os pequenos esforços

Mesmo que a intenção seja que a criança consiga desenvolver o senso de responsabilidade, é importante que os pais reconheçam que é um processo que leva tempo e dedicação. Cada pequena melhora é sinal de avanço e merece reconhecimento. Os níveis de responsabilidade devem ser explorados de acordo com a idade e a capacidade de resposta às atividades que a criança demonstra. Esteja preparado para identificar cada degrau que seu filho subir e incentivá-lo a chegar cada vez mais alto sempre.

Mesmo que seja um processo, ensinar o senso de responsabilidade para crianças não precisa ser complicado. Algumas atitudes diárias fazem toda a diferença em como as crianças se desenvolvem e aprendem. Afinal, a atitude parental é extremamente importante para o crescimento dos filhos. Lidar com os medos e desafios dos pequenos é um passo essencial para que possam se desenvolver da melhor forma possível.

Traga seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Que tal conhecer um pouco mais sobre a Pingu’s? Solicite uma aula experimental e entenda por que somos a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias