Notícias e Eventos


Como ensinar inglês ao seu filho com músicas

Como ensinar inglês ao seu filho com músicas

Os pais sempre querem o melhor para os seus filhos, principalmente quando se trata da educação deles. Mas como tornar o ensino mais lúdico e divertido? Preparamos um post com atividades para te ajudar a ensinar inglês ao seu filho por meio de músicas. Confira:

Atividades para ensinar inglês utilizando música

História em quadrinhos

Peça para seu filho criar uma história em quadrinhos baseada no que entendeu da letra da música, seja um trecho ou a letra inteira. Depois que ele terminar, avalie se ele desenhou os elementos principais do que foi ouvido. Senão, repita a música e ajude-o a entender melhor o que ele ouviu. Peça para ele refazer o que havia desenhado e mostre o que estava faltando e como isso prejudicou o sentido da canção.

Peça de teatro

Escolha uma música de que seu filho goste e peça para ele improvisar uma peça de teatro de acordo com a canção. Ajude-o a identificar todos os personagens da música e os eventos mais importantes. Você também pode incentivá-lo a pedir a ajuda de seus irmãos ou amigos para a atividade ficar ainda mais divertida e o aprendizado ser empolgante.

Escrever uma carta

Você também pode ensinar inglês ao seu filho com música pedindo para ele escrever uma carta com o tema da música. Dê liberdade para ele escrever o que quiser, mas auxilie na elaboração ou correção de erros gramaticais. Se a criança quiser, envie essa carta para alguém também.

Ditado

Outra forma de aprendizado, é escolher músicas de gêneros e países diferentes para seu filho ouvir e identificar diferentes sotaques para uma mesma palavra. Assim que acabar o período de ele escutar uma canção, proponha um ditado com palavras que estão na letra da música. Você pode escolher fazer esse ditado dividindo por categoria (verbos, adjetivos ou substantivos, por exemplo) ou misturando tudo.

Escrever uma história

Aproveite uma música de que ele goste para estimulá-lo a escrever uma história baseada na letra da canção. Dê a ele tempo suficiente para soltar a imaginação e tentar descrever tudo que se lembra de ter ouvido anteriormente. Após ele acabar, você pode ler ou pedir ao seu filho para que ele leia a história que escreveu.

Transcrever a letra

Um modo comum de testar o inglês da criança é pedindo para que ela transcreva o que conseguiu entender da letra de uma determinada música. O importante não é ela entender frases inteiras: algumas palavras ou frases incompletas já funcionam para treinar.

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s English, que tal ir conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias