Notícias e Eventos


Como ensinar as crianças a dizer os números em inglês

Como ensinar as crianças a dizer os números em inglês

A presença dos pais no processo de aprendizagem das crianças é um diferencial importante, principalmente durante a memorização de novos vocabulários em uma língua diferente.  Entre os primeiros temas e grupos de palavras que são apresentados para os pequenos na língua inglesa, estão os números, principalmente os valores entre um e vinte. Mas para garantir a fixação dessas novas palavras, é necessário estar preparado para ajudar seu filho e proporcionar atividades em casa também. Por isso, selecionamos algumas dicas interessantes para transformar os estudos em uma oportunidade saudável e positiva para todas as crianças. Confira!

Atenção ao ritmo do seu filho

Há indícios de que as crianças são capazes de aprender os números a partir dos 12 meses de vida, mas apesar de esse fato soar estimulante, é importante perceber que decorar os nomes dos números não significa aprender a contar. Logo, é natural que a criança memorize os nomes de alguns números ainda nos primeiros anos de vida; porém, se confunda na hora de contá-los seguindo a ordem numérica correta.

Por isso, um ponto imprescindível e que requer a atenção dos pais é a faixa etária das crianças, certificando-se de que inicialmente o pequeno irá aprender a identificar o valor numérico e relacioná-lo com sua nomenclatura em português, para depois aprender o seu nome na língua inglesa.

Dessa forma, pressionar o seu filho para que ele aprenda a contar em inglês desde cedo pode não ser uma boa ideia. Preocupe-se inicialmente em incentivar a fixação do vocabulário, garantindo que o seu filho aprenda os números isoladamente, caso ainda não tenha sido alfabetizado matematicamente.

Insira os números no dia a dia

Os momentos lúdicos também são uma oportunidade interessante de incentivar o aprendizado das crianças. Sendo assim, proporcionar momentos educacionais e divertidos no dia a dia pode ser uma abordagem saudável para ajudar no exercício desse novo vocabulário em inglês, uma vez que a memorização encontra um ótimo suporte nas atividades cotidianas.

Uma sugestão simples e muito eficiente é produzir alguns números grandes - com papéis coloridos ou materiais diferentes, como E.V.A, por exemplo - e usá-los no dia a dia, pedindo que o pequeno identifique os valores tanto na língua portuguesa quanto em inglês. Além disso, ainda vale seguir o aprendizado escolar da criança e usar a ferramenta para introduzir atividades que auxiliem nos conceitos matemáticos, como pedir que o seu filho distribua botões ou bolinhas de gude pelo chão do quarto conforme os números que você escolher , por exemplo.

Aos poucos, também vale inserir os momentos de aprendizagem nas brincadeiras favoritas do seu filho! Você pode levá-lo ao parque e pedir que conte os números em português e depois em inglês enquanto brinca de pular amarelinha, por exemplo. Outra dica é personalizar um jogo da memória em que ao encontrar cada par de valores numéricos, é necessário dizer o nome do número em ambos os idiomas.

Valorize materiais didáticos apropriados

Os momentos de estudo também são fundamentais para o processo de aprendizagem, por isso é muito importante procurar por materiais que proporcionem a fixação dos números e sejam adequados à idade do seu filho. Para os mais novos, vale investir em atividades lúdicas nas quais eles precisam colorir ou decorar os números que já estão traçados em uma folha de papel. Já para os mais velhos, é pertinente procurar por atividades e livros nos quais a criança possa treinar não apenas a percepção de valores numéricos, mas também a sua grafia e, claro, o processo de contagem na língua inglesa.

Ainda, uma dica interessante e divertida é organizar exercícios nos quais o seu filho possa praticar também outros vocabulários da língua inglesa, como os animals, por exemplo. Pedir que a criança desenhe two dogs ou four fishes pode construir um momento lúdico e ainda permitir a revisão de outras palavras importantes no idioma.

Vídeos são ferramentas interessantes

As plataformas de streaming e vídeos on-line também podem ser uma opção interessante para incentivar a aprendizagem dos números. É possível encontrar inúmeros conteúdos educativos e divertidos, principalmente aqueles que incluem músicas capazes de incentivar a fixação do conteúdo e reforçar a pronúncia correta das palavras. Entre os canais, vale conferir as animações e canções do The Singing Walrus e os vídeos da ELF Kids Videos.

Ensine aos pouquinhos

Como mencionamos inicialmente, o processo de aprendizagem dos números em inglês requer calma e, principalmente, atenção ao nível de alfabetização do pequeno. Por isso, apressar as coisas e ensinar diversos números em português e inglês ao mesmo tempo pode não ser uma boa ideia. O ideal é sempre proporcionar o contato com o vocabulário na língua inglesa seguindo o ritmo dos conhecimentos apresentados ao longo da alfabetização matemática.

Comece exercitando os números de um a cinco, por exemplo, e certificando-se de que o pequeno está confortável em identificá-los na língua portuguesa, para depois introduzi-lo aos seus respectivos nomes em inglês. Depois, adicione mais cinco números, proporcionando o contato com os valores de um a dez, e assim por diante, gradualmente. Uma sugestão é não apenas ir aos pouquinhos, mas também procurar opções didáticas para explicar as nomenclaturas. Explorar o fato de que todos os números de treze a dezenove levam sempre a terminação -teen, por exemplo, pode ser relevante para ajudar na memorização.

Promover o contato com uma segunda língua desde a infância permite que a criança possa expandir o seu vocabulário de uma maneira lúdica e saudável. Por isso, os numbers são uma ótima maneira de incentivá-los a aprender cada vez mais e abrir as portas para um novo idioma!

Que tal aproveitar o momento de estudos e se divertir com o pequeno? Algumas músicas infantis podem ser extremamente positivas para o processo de aprendizagem e ainda render bons momentos juntos. A nossa sugestão é começar pela famosa canção “Three Little Indians”. Acompanhe:

Se você gostou desse texto, aproveite a visita ao nosso blog e confira também:

5 maneiras de estimular a mente do seu filho

5 momentos que mostram a felicidade do seu filho ao aprender inglês

Como ajudar seu filho a ser disciplinados nos estudos

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias