Notícias e Eventos


Como auxiliar as crianças a conciliar os estudos da escola e o curso de inglês

Como auxiliar as crianças a conciliar os estudos da escola e o curso de inglês

O domínio da língua inglesa deixou de ser considerado um diferencial e tornou-se uma habilidade importante em diversas áreas de conhecimento, sendo uma ferramenta essencial para que os pequenos voem alto no futuro! Nesse cenário, muitas famílias buscam alternativas para educar os seus filhos e proporcionar o aprendizado desse segundo idioma ainda durante a infância. 

No entanto, é natural que surjam questionamentos sobre como conciliar as demandas escolares e o curso de inglês de maneira saudável. Aqui, você confere algumas dicas para ajudar o seu filho com os estudos e evitar que o pequeno fique sobrecarregado. Acompanhe. 

Estabeleça um cronograma

Uma ótima dica para auxiliar os pequenos com os estudos é ajudá-los a organizar uma rotina e estabelecer um cronograma. Definir um horário para começar as atividades em casa e também para encerrá-las garante que a criança não será sobrecarregada com conteúdos em excesso e terá alguns momentos para descansar e brincar ao longo do dia. 

Essa organização prévia permite que o seu filho estude uma ou duas matérias escolares todo os os dias da semana. Dessa maneira, é possível intercalar as revisões e as tarefas que devem ser feitas em casa, evitando que o pequeno perca a oportunidade de fixar os conteúdos aprendidos em sala de aula.

Incentive uma rotina de estudos

Depois de ajudar o seu filho a organizar as disciplinas escolares e os estudos ao longo da semana, é igualmente importante incentivar o pequeno a cumprir essa rotina! É essencial permitir que a criança entenda a importância da organização, e como estudar um pouquinho todos os dias torna o processo de aprendizagem tranquilo e recompensador.

Uma sugestão é acompanhar o pequeno durante os primeiros dias e sempre demonstrar estar presente para ajudá-lo a solucionar dúvidas ou contribuir com novas ideias para estudar o conteúdo que pode cair em uma avaliação da escola! Além do mais, no caso do inglês, a presença pode ser um diferencial e incentivar o pequeno a praticar as suas speaking skills

Procure outras atividades para estudar o idioma 

Uma dica para auxiliar as crianças a conciliar os estudos e exercitar os conhecimento das disciplinas escolares e das aulas de inglês em casa é incentivar atividades diferentes para complementar os estudos! Vocês podem organizar passeios históricos pela cidade, conhecer um novo museu, ir a exposições de arte ou ao zoológico, por exemplo. No caso da língua inglesa, é possível cozinhar e experimentar pratos típicos norte-americanos, assistir a desenhos animados em inglês ou até mesmo jogar games no idioma.

English time!

Outra dica para incentivar o contato com a língua inglesa sem sobrecarregar a rotina do pequeno é encorajá-lo a se comunicar no idioma durante alguns momentos da rotina. Em dias mais cansativos, nos quais o pequeno deve estudar outros conteúdos escolares, é possível incentivá-lo a conversar em inglês durante o jantar, por exemplo, ou pedir que ele conte qual foi a sua atividade favorita do dia enquanto estão indo da escola para a casa. Mesmo que o seu filho ainda não consiga se comunicar integralmente em inglês, o estímulo para exercitar os novos conteúdos aprendidos durante o curso de inglês pode ajudá-lo a fixá-los. 

Descanso é muito importante

A língua inglesa é essencial para o desenvolvimento dos pequenos, e os ajudará a alcançar metas no futuro. Da mesma maneira, os conhecimentos escolares são fundamentais para formar uma base de aprendizado sólida para o amanhã. Entretanto, é importante ter em mente que as crianças também precisam de tempo para brincar, se divertir e relaxar! 

Durante a infância, as brincadeiras envolvem aprendizados e o incentivo ao desenvolvimento de aspectos sociais imprescindíveis para um desenvolvimento saudável. Portanto, esteja sempre atento e perceba se os estudos estão sendo excessivos, de modo a evitar sobrecarregar ou cobrar demais o pequeno. Permitir que o seu filho brinque, descanse e tenha bons momentos com a família e os amigos garante o exercício da criatividade, incentiva as relações sociais, cria boas memórias afetivas e o ajuda a descansar! 

Com cuidado e atenção, é possível conciliar os estudos escolares e o curso de inglês de maneira tranquila e saudável. Se você tem mais dúvidas sobre o aprendizado de um segundo idioma ainda durante a infância, aproveite a visita ao nosso blog e confira outros posts que podem interessá-lo:

As principais dificuldades das crianças com o inglês

Como o aprendizado de inglês pode influenciar o desenvolvimento cognitivo infantil

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

A Pingu’s English é especializada no ensino da língua inglesa para crianças de 2 a 10 anos. Aqui, o seu filho aprende um segundo idioma de maneira tranquila, saudável e brincando muito! Que tal conferir como funcionam as aulas na Pingu’s English e conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias