Notícias e Eventos


Como ajudar seu filho a ter concentração?

Como ajudar seu filho a ter concentração?

A cada dia que passa, fica mais difícil competir pela atenção das crianças. O mundo moderno proporciona acesso a diferentes formas de entretenimento e informação. Já que existem tantas possibilidades, como fazer com que os filhos se concentrem? Nem sempre é uma tarefa fácil, mas é possível tomar algumas atitudes que influenciem nesse processo.

Organize o ambiente de estudos

Se para os adultos já é fácil se distrair com os elementos em volta, imagine para as crianças, que possuem a imaginação mais aguçada. Separe um ambiente no qual seu filho irá se preocupar apenas com as lições e os estudos que precisa realizar naquele momento. Brinquedos, aparelhos eletrônicos e qualquer outro objeto que possam distraí-lo precisam ser ausentados durante o período de estudo.

Além dos materiais distrativos, também é importante manter o ambiente sempre organizado. O fato de a criança não precisar gastar tempo arrumando a mesa já é um grande atrativo para que se dedique a estudar.

Dinamize os métodos de estudo

Conforme a tecnologia avança, avançam também as formas de aprender. Não se assuste com as novas oportunidades; use-as como formade complemento para o estudo do seu filho. É provado que ninguém consegue se manter concentrado por longos períodos, principalmente quando se é criança. Dinamizar os métodos de estudo é uma ótima maneira de fazer com que as crianças estejam dispostas a estudar por mais tempo.

Assim como os livros didáticos, os jogos on-line, aplicativos, músicas e filmes também podem ser utilizados como forma de estudo. Procure algumas opções de ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa e veja como pode fazer a diferença no dia a dia dos pequenos.

Atenção às necessidades fisiológicas

Pode parecer assunto batido, mas é essencial equilibrar as necessidades fisiológicas das crianças. O sono, a alimentação, a hidratação e a atividade física são aspectos fundamentais para um bom desenvolvimento cognitivo. Estabeleça refeições balanceadas, de modo que seu filho receba todos os nutrientes necessários. Também é importante que os pequenos tenham pelo menos 9 horas de sono à noite para que seu organismo descanse.

Além disso, um dos principais pontos para que haja concentração é que as crianças gastem energia em atividades físicas. Além de contribuir para o desenvolvimento, é um modo de estarem menos dispersos na hora dos estudos.

Estimule tarefas de rotina

Preparar alimentos, organizar os brinquedos, arrumar a mesa para as refeições e diversas outras tarefas ajudam não só com o senso de responsabilidade, mas também como uma forma de exercitar a concentração. A rotina ajuda o cérebro a identificar processos que precisam ser seguidos, assim como nos estudos. A capacidade de cumprir passos de uma tarefa permite que as crianças estejam preparadas para se submeter a maiores períodos de concentração.

A ajuda dos pais é essencial para que as crianças se sintam estimuladas a realizar as tarefas e obrigações. Apesar de parecer complicado, é fácil fazer com que os pequenos se interessem pelos estudos.

Gostou desse post? Veja outros que podem te interessar:

Como usar filmes para praticar inglês com os filhos

Programação de férias que combinam com o verão

Como saber o nível de inglês do seu filho?

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias