Notícias e Eventos


Como ajudar seu filho a ser disciplinados nos estudos

Como ajudar seu filho a ser disciplinados nos estudos

Ajudar o seu filho a cultivar o hábito de estudar com regularidade é extremamente importante. Além de fixar os aprendizados da sala de aula, os momentos de estudo também contribuem para o exercício de uma característica fundamental para o futuro: a responsabilidade. A participação dos pais na vivência escolar do pequeno ainda influencia diretamente seu rendimento, portanto, ensiná-lo a estudar sozinho desde cedo é uma habilidade que pode ser útil ao longo de toda a vida acadêmica. Aqui, organizamos algumas dicas simples, mas muito eficientes para ajudar você a incentivar o seu filho a criar o hábito de estudar diariamente, com tranquilidade. Confira.

Prepare um local de estudos

Preparar um espaço de estudos para o pequeno é uma ótima maneira de ajudá-lo a se sentir motivado para os estudos. Organizar a mesa, retirando os brinquedos ou demais itens que podem distraí-lo, bem como certificar-se de que o material escolar necessário está por perto, é um ótimo começo. Ainda, vale sugerir que o pequeno estude em um local tranquilo da casa, já que muito movimento ou barulhos diferentes podem comprometer sua atenção. Também é importante ter a certeza de que a iluminação é adequada e a mesa e a cadeira são confortáveis.

Não pressione

Depois de preparar um espaço de estudos para o seu filho, é hora explicar para o pequeno por que é importante estudar em casa. Nos primeiros dias, é necessário incentivá-lo e explicar a importância do ato de aprender novas informações todos os dias. Portanto, evite utilizar um tom de voz agressivo e autoritário, pois o pequeno pode se sentir desmotivado e até mesmo irritado. Prefira falar com tranquilidade e favorecer a cooperação do seu filho. Aos poucos, a criança irá compreender o significado dos momentos de estudo e irá transformá-los em um hábito.

Proponha atividades diferentes

Acompanhar o seu filho nos primeiros momentos de estudo em casa é essencial. Assim, o pequeno irá se sentir seguro, já que você estará ao seu lado para tirar eventuais dúvidas. Vale ter em mente também que a sua companhia pode garantir à criança a oportunidade de exercitar os conhecimentos de uma maneira diferente. Se ela deve memorizar um determinado conteúdo, por exemplo, você pode organizar um pequeno questionário. Outra sugestão interessante é pedir ao seu filho que ele prepare uma pequena aula e explique para você, como um pequeno professor, aquilo que está estudando.

Já para temáticas mais abrangentes, você pode levar o pequeno para um museu ou para uma exposição artística e pedir a ele que fale um pouquinho sobre aquilo que vocês estão estudando juntos. Uma solução para tornar os momentos de estudo divertidos é apostar em filmes ou jogos educativos para rever conteúdos importantes de uma maneira leve e diferente.

Não esqueça os intervalos

Ao ajudar o seu filho a criar o hábito de estudar, é importante ter em mente que o pequeno, assim como os adultos, também se sente cansado após algum tempo de estudo contínuo. Por isso, aproveite e explique para a criança que é importante fazer pequenas pausas para beber água, ou mesmo para fazer exercícios de alongamento, por exemplo. Nos dias em que a quantidade de conteúdo para estudar é um pouquinho maior que a usual, vale lembrá-lo de fazer uma pequena pausa para um lanchinho saboroso e essencial para repor as energias.

Crie um plano de estudos

Por fim, uma dica que pode ajudar o seu filho não só a criar o hábito de estudar, mas também a sempre manter os conteúdos aprendidos em sala de aula na ponta da língua: nos primeiros anos do ensino fundamental, você pode sugerir a criação de um plano de estudos para o pequeno. Juntos, sentem-se e distribuam as diferentes matérias escolares ao longo dos dias da semana.

Assim o pequeno terá um determinado período de tempo para fazer as tarefas de casa e também terá mais uma horinha de estudos, revisando o conteúdo que o professor ensinou na última aula de matemática, por exemplo. Aos poucos, a criança irá criar o hábito de realizar essas pequenas revisões e, ao entrar em contato constante com o que aprendeu na escola, terá mais facilidade nos momentos de estudo antes das provas e irá se sentir mais tranquila para as avaliações.  

Seja um exemplo

Nós sabemos que os pequenos veem nos pais tudo aquilo que desejam ser quando crescer, certo? Por isso, seja você um exemplo para o seu filho. Demonstre organização e deixe que ele perceba que você também tem seus momentos de estudo e aprendizado. Vale ser a leitura de um livro ou de uma revista, por exemplo, ou mesmo uma horinha de estudo relacionado à sua vida acadêmica ou a algum curso extracurricular que você frequenta. O pequeno deve perceber que é importante continuar aprendendo coisas novas independentemente da idade!

Também é essencial manter-se atento às reuniões e demais eventos escolares, certificando-se de que o seu filho está tendo um bom desempenho no colégio. Mas não se esqueça! Os pequenos precisam de momentos de lazer, já que brincar é parte intrínseca do aprender. Por isso, ensine o seu filho sobre a importância do aprendizado, mas, depois que ele cumprir suas obrigações, deixá-lo livre para brincar é fundamental.

Aproveite a visita ao nosso blog e confira outros posts que podem te interessar:

5 livros em inglês para ler com seus filhos

Quanto tempo as crianças devem passar no tablet ou celular?

Como saber se seu filho está sofrendo bullying

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias