Notícias e Eventos


Como ajudar seu filho a melhorar o listening

Como ajudar seu filho a melhorar o listening

Você já sabe que aprender inglês desde criança oferece muitas vantagens para a vida toda, certo? O contato com o idioma desde cedo ajuda a melhorar o desenvolvimento na língua. Para ter uma boa pronúncia e compreender bem o inglês, é importante praticar! Neste post, vamos focar na prática da compreensão oral, conhecida como listening, nas aulas. 

Para isso, é importante você ouvir o máximo que puder em inglês e, dessa forma, ficará mais fácil entender uma conversa, uma música, entre outras coisas. Confira dicas de atividades para o seu filho poder melhorar o listening

Assistindo a filmes 

Filmes e músicas infantis podem ser ótimas opções para treinar o listening dos seus filhos. Como o vocabulário é simples e atrativo, é mais fácil associar as palavras da forma como são ditas e como devem ser reproduzidas. Para treinar o listening, é interessante assistir a filmes com legendas em inglês, podendo expandir o vocabulário de escrita ou, se possível (e até melhor!), sem legenda, assim a atenção não fica também voltada para a leitura. 

Assistir a filmes ou séries que você já conhece sem legenda é mais fácil pela história já ser familiar, assim você presta mais atenção no que é falado e não apenas na cena. Outra dica é assistir uma cena com legendas em português ou inglês e depois vê-la novamente, mas sem legenda. 

Ouvindo músicas 

Incentive o seu filho a ouvir músicas em inglês e tenha o hábito de procurar as letras com ele para ver a grafia correta das palavras. Monte uma playlist com músicas que vocês possam ouvir juntos no carro e nos momentos de lazer. Caso uma nova expressão ou palavra apareça, confira a tradução e crie uma lista com essas novidades. É uma forma divertida e dinâmica de treinar o listening

Vendo vídeos 

Veja vídeos no Youtube, em canais infantis que tratam de assuntos como brincadeiras e curiosidades. Eles possuem uma imagem atrativa e colorida, e um vocabulário simples de entender. Além disso, nessa plataforma também estão disponíveis muitos desenhos em inglês que as crianças adoram! É uma forma acessível e rápida de o seu filho ter a oportunidade de ouvir palavras em inglês. 

Brincando e lendo

Crie brincadeiras em inglês em que você e seu filho possam conversar ou que tenha algum áudio no idioma, o que aguça a curiosidade e a audição das crianças. É importante que ele ouça e você peça para que ele repita as palavras, por exemplo. Unir o aprendizado à diversão é uma forma de aprendizado sem erros! Outra opção é ouvir audiobooks ou comprar livros em inglês e ler em voz alta com seu filho. As histórias deixam as crianças interessadas, assim elas ficam com os ouvidos atentos.

Além das atividades que acontecem na aula de inglês, é importante o idioma estar no dia a dia das crianças para elas se desenvolverem com mais facilidade. Pratique nossas dicas com seus filhos; eles vão se divertir aprendendo! Gostou deste conteúdo? Fique ligado nos próximos posts no nosso blog!

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias