Notícias e Eventos


Como ajudar na alfabetização das crianças em casa

Como ajudar na alfabetização das crianças em casa

O processo de alfabetização de uma criança exige tempo e paciência, tanto dos pequenos quanto dos pais e educadores. A descoberta das letras, a formação de palavras e a elaboração de sentenças precisam ser estimuladas a todo momento, e em casa os pais exercem um papel importante para que os filhos evoluam no processo de alfabetização. Confira neste texto como ajudá-los em casa.

Leia histórias

Uma maneira de atrair a atenção das crianças para a alfabetização é por meio das histórias e dos livros. Tenha um tempo para ler para elas e a faça isso de uma maneira que as crianças participem da prática, seja tentando ler algumas palavras ou apenas acompanhando a leitura ao seu lado, enquanto você indica as palavras que está lendo.

Deixe bilhetes pela casa

Ensine a função das letras e das palavras de comunicar alguma coisa. Uma maneira de fazer isso é escrever bilhetes ou lembretes e espalhá-los pela casa. Você pode, por exemplo, deixar um papelzinho escrito "lavar as mãos" e deixar grudado no espelho do banheiro, assim a criança é estimulada a ler e interpretar o que está escrito.

Faça listas

Quando precisar comprar alguma coisa, ou quando for planejar uma atividade, peça para que o seu filho fique do lado e que ajude a montar uma lista com você. Durante esse exercício, faça-o pensar nas palavras, tentar soletrar etc. Hábitos como esse vão incentivar e desenvolver a compreensão das palavras pelas crianças.

Use as embalagens

Quando a criança já estiver em um estágio de alfabetização um pouco mais avançado, estimule a leitura das palavras. Os pais podem fazer isso pedindo para que elas leiam as embalagens de produtos que tenham em casa. Lembre-se de fazer isso sem demonstrar que a criança está numa prova, pois o nervosismo pode atrapalhá-la. Por isso, aja naturalmente. 

Seja o exemplo

Procure pronunciar as palavras de maneira correta, seguindo as regras de concordância e pronúncia para que as crianças aprendam também ao ouvir você falar. Além disso, estimule a curiosidade dos filhos pela leitura, dando o exemplo ao ler livros e revistas. Assim eles podem se interessar mais por fazerem o mesmo.

Respeite o tempo da criança

Como dissemos no começo do texto, o processo de alfabetização leva tempo, por isso os pais precisam compreender que cada criança tem um ritmo de aprendizagem e que ficar cobrando que elas acertem as letras e palavras pode ser prejudicial para elas. É preciso demonstrar apoio e ensiná-las que os erros fazem parte do processo, para que assim possam ser feitas as correções de maneira não agressiva. 

O processo de aprendizagem das crianças se torna mais fácil quando os pais mantêm um contato próximo e auxiliam os filhos quando necessário. Por isso, é muito importante saber como fazer isso do modo correto.

Quer mais dicas de como incentivar o seu filho a estudar? Acesse o nosso blog e confira outros materiais.

Livros infantis em inglês para ler com os filhos

Saiba como incentivar e acompanhar os estudos dos filhos em casa

Já pensou no seu filho sendo um líder do futuro? 

Isso só é possível com a forma revolucionária com a qual a Pingu’s English ensina inglês para ele! Visite o nosso site e conheça mais sobre a nossa metodologia.

voltar para a lista de notícias