Notícias e Eventos


Como ajudar crianças com dificuldade na escola?

Como ajudar crianças com dificuldade na escola?

Muitos pais sentem-se angustiados ao perceberem que seus filhos não acompanham o desenvolvimento escolar de maneira adequada, seja por notas abaixo da média, seja por comprometimento inadequado com atividades em sala. Mas não há motivo para apreensão.

Todas as crianças apresentam um tempo diferente para o seu desenvolvimento e, portanto, a dificuldade para aprender em algumas etapas escolares é extremamente comum. Caso esta seja a situação com o seu filho, listamos aqui alguns conselhos para que você possa ajudá-lo a superar a fase difícil. Confira!

Respeite as limitações do seu filho

Assim como os adultos, as crianças também possuem habilidades, afinidades e, consequentemente, dificuldades. Por isso, evite repreender ou brigar com o seu filho nas situações em que ele não apresenta um desempenho conforme o esperado. Além de estressante, a situação pode deixá-lo ainda mais inseguro e comprometer seu rendimento de maneira ainda mais grave.

Vale ressaltar que a dificuldade para aprender não deve ser considerada sinônimo de preguiça ou má vontade, e por isso você deve ser compreensivo com seu filho e mostrar-se presente, ajudando a buscar alternativas para solucionar o problema.

Envolva-se na vida escolar e seja seu parceiro

A instituição escolar é um espaço para aprendizagem e crescimento pessoal que deve sempre andar lado a lado com os pais. O professor é um profissional capacitado e pode auxiliar você a compreender a origem das dificuldades do seu filho, identificando também se elas podem ter algum tipo de relação com questões emocionais ou cognitivas que podem precisar da ajuda de outros especialistas.

Dessa maneira, construa um canal de comunicação saudável com a escola do seu filho, conversando também com os coordenadores pedagógicos caso considere necessário; afinal, também é papel da instituição proporcionar e oferecer atividades de apoio ao aluno. Com esforço e trabalho em equipe, o pequeno terá o amparo ideal para lidar com as suas dificuldades e desenvolver novas habilidades em um ambiente saudável.

Demonstre interesse pelos estudos do pequeno

Preocupar-se com os conteúdo que o seu filho estuda em aula pode ser um bom mecanismo para incentivá-lo. Questione quais são os novos temas que ele tem aprendido e tente proporcionar atividades dinâmicas interessantes nos momentos de lazer. Essa estratégia pode não só reforçar os conteúdos, mas ainda ajudar a criança a assimilar conceitos de uma maneira lúdica e leve, sem cobranças.

Outra sugestão muito importante é se fazer presente nos momentos em que o pequeno faz as lições de casa. Esteja ao seu lado e acompanhe a tarefa, incentivando-o e ajudando a interpretar as questões que ele tem dificuldade para entender. Vale a pena pensar também em organizar um espaço especial para os estudos, já que um ambiente limpo, tranquilo e organizado pode fazer toda a diferença.

Estabeleça horários para uma rotina de estudos

Ao longo da vida escolar, a carga horária e a quantidade de matérias aprendidas em sala de aula modificam-se de maneira expressiva. Por isso, quanto antes você ensinar o seu filho sobre a importância de estudar em casa, melhor será seu rendimento e sua relação com os conteúdos escolares. Antes do sexto ano do ensino fundamental, por exemplo, você pode incentivar o seu filho a estudar uma matéria da escola diariamente durante uma hora, e cada vez que ele passar de ano, aumentar gradualmente o tempo de estudos.

Essa abordagem pode ainda ser uma ótima oportunidade para auxiliá-lo a entender quais os melhores métodos de estudo para ele. Seu filho prefere estudar falando em voz alta? Ou tem maior facilidade para reter as informações quando usa estímulos visuais? Encoraje-o a tentar técnicas diferentes para encontrar o método que melhor funciona para sua aprendizagem.

É importante ajudar o seu filho a desenvolver a confiança, contribuindo para que ele acompanhe as aulas e adquira novos conhecimentos, sempre respeitando seus limites, medos e anseios. Aproveite a visita ao nosso blog e confira também as atitudes dos pais que ajudam na aprendizagem dos filhos e como ajudar seu filho a ter concentração.

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias