Notícias e Eventos


Como ajudar as crianças a lidarem com seus medos?

Como ajudar as crianças a lidarem com seus medos?

O medo é um dos sentimentos que acompanha o ser humano desde as primeiras fases da vida. Essa sensação serve como alerta para evitar situações de risco e ameaças, e é totalmente normal, principalmente na infância. É complicado explicar para os pequenos que alguns medos que sentem podem não ser reais e, principalmente, que não irão feri-los. Hoje trouxemos algumas dicas de como ajudar os filhos a superarem os medos na infância. Confira:

Jogos e brincadeiras

A infância é marcada pela grande experiência de brincar. Unir essa capacidade com a superação dos medos pode ser a solução ideal. Se o medo é de dormir sozinho ou ter pesadelos, a ideia é tornar o momento pré-sono mais leve. Você pode contar histórias, por exemplo. Se seu filho tem medo de monstros, peça para que ele os desenhe e depois ajude-o a riscá-los com cores e traços divertidos.

Não despreze os sentimentos dos pequenos

Cuidado para não desprezar o que o seu filho sente. É importante que ele se sinta seguro em compartilhar os medos com você para que possam superar juntos. Mesmo que para os adultos os medos infantis pareçam irracionais ou bobos, para as crianças eles são reais. Não é o ideal superproteger a criança, mas também é preciso ter cuidado para não a repreender e acabar agravando a situação.

Deixar claro que está do lado do seu filho e, principalmente, que ele pode confiar nos pais, é essencial. A sensação de segurança é importante para que as crianças cresçam e se desenvolvam adequadamente superando seus medos.

Incentive o diálogo

Quanto mais a criança fala a respeito de seus medos, maiores são as chances de enxergá-los de maneira diferente, o que torna mais fácil encará-los. Ao expressar sentimentos, é comum que o cérebro tenha uma percepção maior sobre o que é real ou não. É fundamental que os pais identifiquem os medos dos filhos antes que se transformem em fobias sérias. Se necessário, fale sobre os medos que você sentia quando criança e como os superou. Isso dá maior confiança para a criança falar sobre os dela.

Use objetos de estimação

Sabe aquele objeto que é o xodó do seu filho? Um cobertor, um bicho de pelúcia, uma chupeta ou qualquer outro objeto pode ser uma grande ajuda para os pequenos superarem seus medos. Como já foi dito anteriormente, as crianças necessitam da sensação de segurança para conseguirem lidar com a rotina, principalmente com os temores que sentem. Objetos assim permitem que os pequenos se sintam confortáveis e protegidos para enfrentar seus medos.

Ao crescer, é comum esquecermos uma série de acontecimentos da infância, mas não pense que você foi totalmente livre dos medos. É normal que com a idade os temores desapareçam, só é necessário um processo para que isso aconteça. Apesar de o medo não desaparecer do dia para a noite, seguindo simples atitudes é possível eliminá-los com o tempo. Fique atento, e se necessário, procure um especialista para ajudar seu filho.

Confira outros posts que podem interessar:

6 atitudes dos pais que ajudam na aprendizagem dos filhos

As melhores atividades extraclasse para crianças

Motivos para matricular seu filho em uma escola de inglês para crianças

Traga seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Que tal conhecer um pouco mais sobre a Pingu’s? Solicite uma aula experimental e entenda por que somos a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias