Notícias e Eventos


A importância dos filhos ajudarem nas tarefas de casa

A importância dos filhos ajudarem nas tarefas de casa

Você sabia que as tarefas domésticas podem ser benéficas para o desenvolvimento do seu filho? Pedir ajuda para realizar pequenas tarefas é uma ótima oportunidade para ensiná-los questões de cidadania, por exemplo. Confira neste texto mais sobre a importância dos filhos ajudarem nas tarefas de casa.

Com quais tipos de tarefas eles podem ajudar?

É preciso analisar em qual tipo de tarefa você pedirá ajuda e qual a idade do seu filho. Isso deve ser feito para não passar afazeres pesados ou que coloquem a criança em alguma situação de risco. Para as crianças pequenas, de até 3 anos, peça para que elas recolham os próprios brinquedos e deixem separadas as roupas sujas, por exemplo.

Conforme o tamanho e a idade deles, introduza coisas mais complexas, como arrumar a própria cama, ajudar a secar a louça, regar as plantas, dar comida para o bichinho de estimação, ajudar a guardar as compras de supermercado, recolher o lixo, varrer e passar pano no chão etc.

Importância desse momento

Ajudar os pais nas tarefas de casa ensina aos pequenos algumas lições sobre a vida em comunidade e a importância de ajudar o próximo. Use esse momento para explicar aos filhos que quando há comprometimento com alguma atividade, é preciso ter responsabilidade para cumpri-la.

Além disso, reforce a ideia de que a casa onde moram é de todos, portanto todos devem zelar por ela na medida do possível e ter alguma tarefa que possa ser cumprida para manter tudo organizado e limpo.

Os pais podem ainda ensinar noções de cidadania, como: preservar o meio ambiente, não jogar lixo no chão e fazer a sua parte para cuidar dos locais que frequenta.

Os ganhos para a criança vão além das questões citadas acima: as tarefas de casa ajudam a desenvolver também a coordenação motora dos pequenos, que descobrirão novos movimentos, como controlar sua força e como ter mais noção de espaço. 

Cuidados

É importante destacar que pedir ajuda aos filhos para realizar as tarefas de casa envolve uma supervisão cuidadosa. Certifique-se de que eles não estarão em contato com produtos químicos ou objetos cortantes, em situações de risco ou manuseando ferramentas pesadas demais para a idade.

Como vimos, incentivar desde cedo os filhos a ajudar nas tarefas de casa é importante para o desenvolvimento humano e motor das crianças, porém isso deve ser feito com responsabilidade e cuidado. Lembre-se de respeitar também o tempo de descanso e de lazer dos seus filhos.

Já que você está aqui em nosso blog, que tal conferir estes textos?

Como animar seu filho para aprender inglês em 2020

Como saber se seu filho está realmente aprendendo inglês?

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias