Notícias e Eventos


6 atitudes dos pais que ajudam na aprendizagem dos filhos

6 atitudes dos pais que ajudam na aprendizagem dos filhos

O desenvolvimento infantil é uma preocupação constante na vida dos pais. Rendimento escolar, desenvolvimento físico e psíquico... São muitos aspectos que fazem parte do crescimento dos pequenos e que trazem muitas dúvidas aos responsáveis, principalmente os pais de primeira viagem. O progresso das crianças depende de diversos fatores, sendo um deles as atitudes dos pais. O comportamento parental pode ter grande influência, então confira algumas ações que podem ajudar o seu filho:

Boa alimentação

Você sabia que uma boa alimentação tem ligação direta com a capacidade cognitiva de uma pessoa? É comum que crianças se queixem de não gostar de determinados alimentos, como frutas, verduras e legumes. Não é legal forçá-las a comer, mas a sua atitude em relação a esses alimentos pode influenciar a maneira como seu filho os enxerga. Quando o hábito de se alimentar bem se inicia desde cedo, o nível de QI pode ser influenciado, além de garantir uma rotina saudável e uma boa base para o crescimento.

Apoio emocional

O rendimento escolar tem como uma de suas bases uma boa autoestima e capacidade afetiva. Elogios e reconhecimento podem parecer coisas simples, mas fazem grande diferença no desenvolvimento infantil. Crianças que têm maior apoio emocional costumam desenvolver melhor suas habilidades. Estímulos emocionais são gatilhos para o desenvolvimento neurológico, como a fala e até mesmo a criatividade. Ofereça ao seu filho palavras de carinho, incentivo e principalmente compreensão.

Boa comunicação

Comunicação: palavra que carrega enorme importância para o desenvolvimento humano. As primeiras fases da infância são acompanhadas de expressões intuitivas. Quando a criança ingressa no ambiente escolar, é importante que saiba como mostrar seus interesses, conhecimentos e dúvidas para que a equipe pedagógica consiga acompanhar o desenvolvimento e aplicar as ações necessárias. A comunicação infantil se inicia a partir dos primeiros estímulos recebidos em casa. É essencial que os pais mantenham uma relação aberta, em que expressem suas opiniões e sentimentos e permitam que os filhos façam o mesmo. Além de ajudá-los na aprendizagem, permitem também o desenvolvimento do senso crítico.

Relação com a escola

Não deixe para comparecer ao ambiente escolar apenas quando surgirem problemas. Grande parte do desenvolvimento da criança acontece na escola, já que ela é submetida a diferentes relações sociais, interação com coisas diferentes do que está habituada e pelo ensino das diversas matérias. Quando os pais mantêm uma relação amigável com a escola, fica claro para as crianças que aquele é um ambiente necessário, que merece respeito e que servirá de base para seu desenvolvimento. Normalmente é a escola que irá identificar as principais dificuldades dos pequenos, portanto a boa comunicação entre ambas as partes é fundamental para superar possíveis obstáculos.

Ajudar nas lições de casa

A correria do dia a dia muitas vezes dificulta o contato entre pais e filhos. É relevante que sejam estabelecidos momentos para estarem juntos, seja na hora da refeição ou em qualquer outro programa. Estar presente significa para a criança a segurança de que ela não está sozinha e que tem apoio dos pais independentemente da situação. Quando os responsáveis se predispõem a enfrentar as dificuldades dos pequenos juntos, é provável que seja desenvolvido o senso de responsabilidade, fundamental para enfrentar qualquer período na vida.

Rotinas

Há quem não goste de rotinas, mas você sabia que pode ser a chave para manter o seu filho desestressado? É importante que as crianças não se sintam sobrecarregadas por suas atividades extras e principalmente pelas obrigações. É comum encontrar crianças e adolescentes estressados, sem paciência para lidar com seus afazeres diários e sem orientação para lidar com as relações que os cercam. Rotinas ajudam crianças a estabelecer uma memória do que precisa ser feito, estimulando o processo de aprendizagem e a vontade de aprender coisas novas.

Muitas vezes é difícil enxergar o quanto pequenas atitudes dos adultos podem interferir no universo das crianças. É preciso ter cuidado para não agir impulsivamente e acabar prejudicando o desenvolvimento infantil. As crianças veem os pais como espelhos, fazendo com que os responsáveis precisem encontrar maneiras de conciliar seus hábitos com o crescimento de seus filhos.

Traga seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Que tal conhecer um pouco mais sobre a Pingu’s? Solicite uma aula experimental e entenda por que somos a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias