Notícias e Eventos


5 maneiras de incentivar a prática artística das crianças

5 maneiras de incentivar a prática artística das crianças

O desenvolvimento da expressividade artística é uma habilidade fundamental na vida de qualquer pessoa, já que engloba também competências sociais e a criatividade. Para te ajudar a aprimorar o senso artístico desde cedo nas crianças, nós separamos algumas dicas. Vamos lá?

Ensinar a gostar de arte 

Desde cedo, é fundamental ensinar o seu filho a gostar de arte. E isso vem da criação do hábito de frequentar espaços como museus, galerias de artes e teatros, além do consumo de conteúdos como filmes, espetáculos de dança e shows musicais. Procure por títulos e eventos condizentes com a idade da criança, mas ao mesmo tempo, também é possível apresentar a eles clássicos dos gêneros que estiverem de acordo com a classificação indicativa. 

Desenvolver habilidades sociais 

O pensamento e a expressividade artística passam muito pelo aprimoramento de uma sensibilidade social, afinal, a arte é um produto oriundo de seu contexto. Portanto, é fundamental ajudar a criança a desenvolver as habilidades relacionadas ao entendimento dos próprios sentimentos, à empatia e à comunicação, por exemplo. 

Matricular em atividades extracurriculares 

Procure grupos de teatro ou de dança, escolas de música e de canto, instrutores de pintura ou qualquer outra instituição que ofereça um letramento artístico especializado para o seu filho. Além de ensinar um ofício, esses espaços contribuem muito para o desenvolvimento da coletividade, do trabalho em equipe e da comunicação. 

Incentivar todo tipo de arte em casa 

“Arte” é uma palavra muito complexa, e sua definição rende páginas e mais páginas de artigos acadêmicos. Portanto, você não precisa se prender apenas às práticas tradicionais em que matriculou seu filho. Proponha atividades em casa! Contar histórias e escrevê-las, gravar vídeos curtinhos ou tirar fotografias também são expressões artísticas importantes para o desenvolvimento das crianças. 

Participar das brincadeiras 

Não pense apenas em atividades e brincadeiras que envolvam somente as crianças, e planeje-se para participar junto com elas! Organize uma sessão de pintura dentro de casa ou selecione uma tarde para ler e escrever histórias, por exemplo. 

Sabia que o inglês pode ajudar bastante a incentivar a prática artística? O idioma dá a possibilidade de as crianças acessarem um número muito maior de conteúdos e formar um repertório vasto de filmes, livros e séries. Confira:

5 livros em inglês para ler com seus filhos

5 desenhos para seu filho praticar inglês

5 museus que toda criança precisa visitar

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias