Notícias e Eventos


5 maneiras de estimular a mente do seu filho

5 maneiras de estimular a mente do seu filho

É natural sentir um friozinho na barriga ao acompanhar o desenvolvimento do seu filho. A verdade é que muitas famílias esperam que o pequeno se desenvolva de maneira saudável, realizando as conquistas apropriadas para cada fase etária. Mas para isso, dar uma forcinha e estimulá-lo diariamente é essencial, permitindo que ele desenvolva sua curiosidade e sua mente! Para ajudar você nessa missão, nós reunimos algumas sugestões de atividades simples do dia a dia que podem fazer a diferença. Acompanhe.

Valorize uma rotina saudável

Uma rotina é muito importante para o desenvolvimento intelectual dos pequenos desde os primeiros anos de vida, e pode ser essencial para que seu filho tenha cada vez mais facilidade para compreender questões temporais. O hábito de organizar uma sequência de acontecimentos no dia a dia auxilia a criança a desenvolver sua percepção de tempo e ainda permite que ela mesma possa organizar os seus afazeres. Ainda, como consequência, a rotina contribui para práticas saudáveis, como dormir a quantidade de horas adequadas todas as noites.

Além disso, a prática de tais hábitos pode contribuir para a percepção de passagem do tempo. Por isso, ao longo do desenvolvimento do pequeno, vale investir em um calendário grande e visual, no qual é possível marcar datas e eventos importantes. Aos poucos, a criança irá compreender também os conceitos de horas e minutos e, nesse caso, vale começar a associar determinados períodos do dia com a rotina que agora já é costume. Um exemplo é relacionar que os ponteiros no número doze representam o meio-dia e, portanto, é hora de almoçar!

Incentive-o a brincar!

Quem nunca ouviu a expressão aprender brincando? A verdade é que, além de muito conhecida, a ideia também é defendida por muitos profissionais da área educacional. Acredita-se que o ato de brincar desempenha um papel fundamental na formação social da criança, além de contribuir diretamente para o seu desenvolvimento intelectual, estimulando a observação, a criatividade, a lógica e a memória.

Portanto, entenda os momentos de brincadeira do seu filho como momentos de aprendizado! Proporcione o contato com jogos e brinquedos educacionais, valorizando tanto os games individuais como as dinâmicas pautadas na cooperação entre os participantes, como esconde-esconde ou pique-bandeira, por exemplo. Ainda vale lembrar que é importante valorizar o contato com os brinquedos e também permitir que a criança tenha interação com tablets e videogames - no entanto, é importante estar sempre atento ao tempo que seu filho passa com esses gadgets.

Transforme os livros em amigos

Cultivar o hábito da leitura desde cedo é extremamente importante para o desenvolvimento intelectual da criança. Ler auxilia diretamente no desenvolvimento mental, ajudando a enriquecer o vocabulário, estimular a criatividade, reforçar o sentimento de empatia e contribuir diretamente para o autoconhecimento da criança. Só benefícios, não é?

A dica é permitir que o seu filho tenha contato com os livros mesmo antes de ser alfabetizado. Vale permitir que ele brinque com livros de plástico durante o banho ou observe figuras em livros de pano interativos, por exemplo. Estimule-o pedindo que identifique letras ou palavras que já conhece. Ao longo do processo de alfabetização, proporcione o contato com livros que envolvem rimas e fonemas divertidos e, aos poucos, introduza outras obras adequadas à idade.

Pergunte e responda com atenção

Conversas cotidianas podem ser uma boa oportunidade para desenvolver o raciocínio lógico e as habilidades comunicativas do seu filho. Mas para isso é necessário atenção às suas perguntas! Evite questioná-lo de maneira que permita respostas genéricas, como sim, não ou legal. Ao invés de perguntar se ele está com fome, questione o que ele sente vontade de comer na próxima refeição. O mesmo vale para a escola. Pergunte quais atividades ele fez durante o dia letivo e não apenas se teve um bom dia, por exemplo.

É importante dar atenção às dúvidas do pequeno. Aproveite os seus questionamentos e, da maneira adequada à idade, responda suas perguntas e faça novos apontamentos também. Apesar de algumas colocações das crianças constrangerem os adultos em determinadas situações, tais perguntas são importantes para a formação da visão de mundo delas. Portanto, entenda os questionamentos de maneira leve, mas não deixe de considerar suas dúvidas como algo sério, ok? Caso você não consiga responder algum dos porquês do seu filho, diga a ele que sua dúvida é importante, mas reconheça que nem sempre os adultos sabem explicar tudo.

Incentive a coordenação motora

Ajudar o seu filho a desenvolver a coordenação também é uma maneira interessante de estimulá-lo intelectualmente. Uma dica é ensinar ritmo ao pequeno, permitindo que ele bata as mãos, mesmo que de maneira um pouquinho atrapalhada, enquanto vocês escutam uma música. Aos poucos a criança irá pegar o jeito e se manter no ritmo corretamente. O mesmo vale para exercícios artísticos! Dê ao seu filho canetinhas coloridas e folhas de papel, ajudando-o a colorir dentro da superfície pré-determinada. Além da questão motora, você ainda ajuda a criança a desenvolver a noção de espaço e pode começar a introduzi-la em questões estéticas, por exemplo.  

O mesmo vale para o desenvolvimento de outros movimentos, principalmente aqueles que influenciam na agilidade e aqueles que recebem o nome de movimentos grosseiros, como subir e descer os degraus da escada. Além disso, ensinar o pequeno a pular amarelinha, por exemplo, pode ser uma brincadeira extremamente divertida e ainda ajudá-lo a aprimorar seu equilíbrio enquanto trabalha o aprendizado e a fixação dos números e das sequências numéricas.

Apesar de algumas mamães e papais sentirem-se ansiosos para ver o pequeno se desenvolver e realizar novas conquistas, é importante ter em mente que o amadurecimento de cada criança acontece individualmente e segue o seu próprio tempo. Portanto, é importante respeitar o ritmo de aprendizado e descobertas do seu filho, mas isso não quer dizer que você não deve estimulá-lo e incentivar suas curiosidades naturais sobre o mundo!

Se você achou esse post interessante, aproveite a visita ao nosso blog e não deixe de ler também:

5 livros em inglês para ler com os seus filhos

Como ajudar os seus filhos a ser disciplinados nos estudos

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias