Notícias e Eventos


5 jogos infantis em inglês para apresentar ao seu filho

5 jogos infantis em inglês para apresentar ao seu filho

Desenvolver as habilidades na língua inglesa durante a infância é muito positivo para o processo de aprendizado das crianças, já que auxilia na construção de uma base sólida de conhecimentos. No entanto, durante essa fase, é importante que o ensino do inglês envolva elementos lúdicos. Por isso, a família deve incentivar o pequeno a praticar o idioma também em casa, brincando muito! Para te ajudar a encontrar brincadeiras interessantes e educacionais para o seu filho, nós selecionamos cinco jogos infantis e contamos como adaptá-los ao níveis de conhecimento do pequeno. Confira! 

Sopa de letrinhas

Se o seu filho já iniciou o processo de alfabetização na língua inglesa, a sopa de letrinhas pode ser uma brincadeira divertida para treinar a grafia das palavras no idioma. Você pode confeccionar as letras do alfabeto em papéis coloridos com diferentes texturas, ou procurar pelas letrinhas já prontas em materiais como plástico e EVA. Espalhe todas as letras sobre a mesa e peça que o pequeno busque aquelas que formam uma palavra que ele já conhece em inglês, como cat, red ou hello.

Jogo da memória

Os memory games estão entre os favoritos da criançada! Nesse caso, pode ser interessante procurar por jogos apropriados à idade do seu filho, ou mesmo fabricar o seu próprio jogo da memória, imprimindo objetos, animais, roupas, cores ou outros grupos de palavras com os quais a criança já tem familiaridade. É importante ajudar o pequeno a reforçar o nome das imagens representadas nas figuras sempre que encontrar um par, o que faz desse momento de brincadeira uma oportunidade interessante para o estudo. 

Jogo da forca

Outro game muito querido por crianças e adultos é hangman, ou jogo da forca, em português. Para brincar, basta pegar uma folha de papel e canetas coloridas. Escolha uma palavra com a qual a criança já está familiarizada e conhece a grafia. Na sequência, incentive-a a falar as letras do alfabeto em inglês para tentar descobrir a secret word! O objetivo é desvendá-la antes que os erros façam o bonequinho ser enforcado. Além de praticar o alfabeto em inglês, o pequeno ainda poderá reforçar a grafia das palavras no idioma. 

Pictionary

Que tal criar o seu próprio pictionary game? Faça pequenas cartas com palavras que o seu filho já conhece na língua inglesa. Depois, embaralhe todas e it’s game time! Cada um deve sortear uma carta e desenhar o significado da palavra em uma lousa ou em um papel. O objetivo é que o outro jogador diga a palavra que está na carta em inglês, observando apenas o desenho que está sendo feito. Além de render boas risadas e incentivar a prática artística e a criatividade, o jogo ainda auxilia o pequeno a reforçar novas palavras no idioma. 

Quebra-cabeça

Personalizar um quebra-cabeça para acompanhar o desenvolvimento do seu filho na língua inglesa também pode ser uma opção divertida para estimular o aprendizado do pequeno. Você pode escrever algumas frases curtas, com as quais ele já está familiarizado, cortá-las e pedir que ele desembaralhe e monte o quebra-cabeças. Também é interessante incluir um desenho ou uma imagem que represente a frase, para que a criança faça relações entre as palavras e o seu significado. 

Incentivar o seu filho a praticar a língua inglesa em casa é muito importante para ajudá-lo a desenvolver os conhecimentos! Incentivá-lo a exercitar as palavras no dia a dia, enquanto brinca, pode ser ainda mais significativo e permitir um aprendizado tranquilo, saudável e muito divertido!

Aproveite e confira outras maneiras de incentivar o seu filho a falar inglês em sua rotina:

Ensinando seu filho a falar sobre as coisas de que gosta em inglês

Brincadeiras infantis em inglês

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias