Notícias e Eventos


5 coisas que atrapalham os estudos de inglês das crianças

5 coisas que atrapalham os estudos de inglês das crianças

Independentemente da idade do aluno, o aprendizado de uma segunda língua requer atenção, cuidado e dedicação. No caso das crianças, é essencial estar presente e garantir que elas terão a estrutura adequada para exercitar os conhecimentos também em casa, não é mesmo? Aqui, nós explicamos como cinco situações podem atrapalhar os estudos do seu filho.

Conteúdo ministrado de maneira não lúdica

Durante a infância, a criança tem a oportunidade de aprender a língua inglesa enquanto brinca. As atividades lúdicas são essenciais para que o novo idioma seja assimilado naturalmente. Sendo assim, promover momentos de estudo semelhantes aos de “gente grande”, com textos longos ou atividades monótonas, pode ser desestimulante. Portanto, aposte em brincadeiras para ensinar inglês, assista com ele desenhos animados no idioma ou leia todos os dias uma bedtime story especial antes de dormir.

Falta de aplicação prática do aprendizado

Além do cuidado em proporcionar atividades lúdicas para o seu filho, é muito significativo inserir o idioma em momentos do dia a dia! A oportunidade de exercitar os novos conhecimentos ao longo da rotina diária contribui para a fixação de novas palavras e a compreensão dos contextos em que elas podem ser utilizadas. Para isso, você pode estimulá-lo a exercitar os conhecimentos com apps de jogos na língua inglesa, cozinhar pratos típicos norte-americanos ou até combinar que vocês deverão conversar apenas em inglês durante o jantar. Que tal?

Ambiente de estudos tumultuado

O aprendizado da língua inglesa é complementado pelas atividades extraclasse. Para realizá-las de maneira adequada e com atenção, o pequeno precisa de um lugar tranquilo para estudar, já que estímulos excessivos podem desconcentrá-lo e comprometer o processo de aprendizagem. Por isso, organize um cantinho de estudos para o seu filho em um ambiente da casa em que não haja circulação de muitas pessoas, barulho excessivo ou gadgets que possam distraí-lo, como a televisão ou o computador.

Excesso de irritabilidade

Uma boa rotina de sono somada a uma alimentação saudável são essenciais para que o seu filho sinta-se bem-disposto ao longo do dia, já que a privação de sono e refeições excessivamente calóricas podem deixar o pequeno irritadiço. Dessa forma, é essencial certificar-se de que ele está se alimentando de maneira adequada antes das aulas de inglês ou de realizar as tarefas de casa, bem como dormindo tranquilamente à noite para renovar as energias para mais um dia de aprendizado.

Apressar o processo de aprendizagem

O bilinguismo é extremamente benéfico para o desenvolvimento infantil, trazendo contribuições significativas para o processo cognitivo dos pequenos. Entretanto, é preciso ter calma e respeitar o tempo individual de aprendizagem do seu filho. Praticar o inglês desde cedo proporciona uma maior facilidade para alcançar a fluência no idioma, mas isso não significa que o seu filho irá se comunicar em uma segunda língua em pouquíssimos meses. Portanto, esteja ao seu lado, estimule o exercício do novo idioma e ajude-o a superar desafios sem pressioná-lo.

Estar atento e cuidar da aprendizagem de um novo idioma em casa é fundamental para que o seu filho aprenda de uma maneira saudável, proveitosa e divertida! Confira também outros textos que podem ser interessantes para você:

Quanto tempo as crianças demoram para aprender inglês?

Como o inglês auxilia no aprendizado de outras disciplinas?

As diferenças de ensinar inglês para adultos e crianças

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias