Notícias e Eventos


5 atividades para aproveitar as férias com seus filhos

5 atividades para aproveitar as férias com seus filhos

Somar a disposição das crianças com o tempo livre durante as férias pode parecer uma missão um tanto quanto complicada, mas não se engane: é possível dar conta tranquilamente. A rotina desconstruída dos pequenos durante o recesso escolar pode ser combinada com atividades que não só criem entretenimento para eles, mas também conciliem aprendizado e desenvolvimento.

Piquenique

Não há nada como conciliar coisas que as crianças adoram: comida, passeios diferentes e espaço para brincar. Organize um lanche simples com a ajuda dos seus filhos, separe um dia com clima agradável, e bom piquenique! Pode ser interessante convidar mais pessoas para essa atividade, sejam amigos, sejam pessoas da família. O contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento infantil, sendo o piquenique uma ótima maneira de entreter os pequenos e ainda ajudá-los a estabelecer laços saudáveis.

Cozinha divertida

Férias e guloseimas são duas palavras que não se separam. Se durante as aulas é o momento de regrar a alimentação das crianças, durante o recesso escolar é um pouco mais difícil. Inseri-los em uma das atividades mais rotineiras do dia a dia pode ser uma ótima pedida para entretê-los e ajudá-los a desenvolver o senso de responsabilidade.

É escolha dos pais o cardápio, que pode variar desde guloseimas até pratos mais saudáveis. Se o seu filho tem problemas com verduras e legumes, esse pode ser o momento de introduzi-los de forma divertida e diferente na dieta das crianças.

Dia dos jogos de tabuleiro

Apesar da fama, jogo de tabuleiro não precisa ser necessariamente utilizado apenas por crianças mais velhas. É claro que é fundamental atentar à classificação indicativa de cada um dos jogos, mas pode ser uma maneira de divertir toda a família e ajudar os pequenos com noções de lógica e raciocínio rápido.

Foque em atividades artísticas

Há quem diga que o mundo artístico não é “sua praia”, mas pode ter certeza de que pôr a mão na massa com as crianças pode ser muito divertido. É importante usar um local em que não haja problema em sujar, até para que depois não se criem situações desagradáveis desnecessárias entre vocês. Na internet existem inúmeras atividades conhecidas como do it yourself, que podem ensinar aos pequenos noções de consumo consciente, cuidado com o meio ambiente e, como bônus, auxiliar no desenvolvimento motor.

Praticar conhecimentos

As férias são feitas de momentos de descanso, mas isso não significa que seu filho não possa colocar em prática os principais assuntos que viu durante o ano letivo. Aproveite esse período livre de lições obrigatórias e ajude o seu filho a encontrar diversão no aprendizado. Praticar inglês, por exemplo, pode envolver diferentes atividades divertidas, como ouvir música, ver filmes, ler livros e até mesmo brincar com jogos mais elaborados.   

Mesmo que as férias pareçam um momento de descanso das crianças, pode também ser um período de curtição na relação pais e filhos. Existem inúmeras atividades que podem agradar ambas as idades e ainda estimular o relacionamento e aprendizado dos pequenos.

Gostou desse post? Veja outros que podem te interessar:

5 desenhos para o seu filho praticar inglês

Como incentivar a leitura entre crianças

Programas de férias que combinam com o verão

Dê ao seu filho hoje as vantagens competitivas para sucesso na vida adulta!

A Pingu’s English ajuda no desenvolvimento infantil em seu melhor momento de aprendizado. Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias