Notícias e Eventos


5 atitudes ecológicas simples para ensinar as crianças

5 atitudes ecológicas simples para ensinar as crianças

Um dos ensinamentos importantes para as crianças são as atitudes ecológicas. Conscientizá-las sobre o impacto das atitudes dos seres humanos no meio ambiente é essencial desde cedo. Todas são responsáveis por cuidar da natureza, por isso a importância de ensinar as crianças sobre consumo e desperdício. Reunimos cinco atitudes ecológicas que são bem simples de transmitir a elas . Confira!

Compartilhar ou doar

Muitos itens, como roupas e sapatos, são perdidos rapidamente quando criança, por isso é um momento bom para ensinar como praticar o desapego, estimulando a doar roupas e brinquedos, por exemplo. Os pequenos devem participar desse processo para entender que acumular o que não se usa não é legal. Outra opção é fazer trocas de livros e brinquedos, assim você economiza com esses produtos e pode investir em itens que vão facilitar o dia a dia das crianças. 

Evitar o desperdício

De comida: inclua as crianças na preparação de pratos, assim a forma como elas se relacionam com a comida vai mudar. Explique a origem de cada alimento, o modo de preparo e que, dependendo da época do ano, pode ser escasso. Dessa maneira, você e seu filho ou filha valorizam o alimento.

De água: é comum as crianças gostarem de brincar com água, mas isso deve ser feito com consciência. Economizar água é uma das atitudes mais simples: fechar a torneira enquanto escova os dentes e o chuveiro ao se ensaboar são alguns exemplos de como fazer isso.

De plástico: seja um exemplo para as crianças, por isso tenha garrafinhas ou copos reutilizáveis na bolsa, assim como canudinhos reutilizáveis. 

Explicar a importância das árvores

Converse com a criança sobre o que são as árvores. Essa é uma forma de deixá-la mais próxima da natureza. Fale sobre a importância simbólica e prática, sobre seus ciclos e como plantar uma. Isso pode ser feito de forma divertida, por meio de livros, desenhos, atividades e até mesmo acompanhando o crescimento de uma árvore. 

Reutilizar itens

A melhor atitude é evitar o uso de itens que tem um longo tempo de decomposição. Ensine os pequenos a reutilizarem como rascunho o verso em branco de folhas já utilizadas, usar cadernos e borrachas até o fim e reaproveitar itens que não foram utilizados nos próximos anos.

Reciclar materiais

Crie o hábito de separar o lixo orgânico do reciclável. Em casa, todos têm a responsabilidade de descartar o lixo corretamente e podem participar. Tenha recipientes para cada tipo de lixo e material: papel, plástico, vidro e metal.

Se você gostou das dicas, que tal aproveitá-las e mudar os hábitos de toda a família? A educação de cidadania e o respeito ao meio ambiente começam em casa. Ensine os pequenos sobre temas ecológicos, como descarte do lixo ou como funciona a reciclagem. Essas são práticas que vão ajudar as crianças a construir o entendimento sobre as questões ambientais e, assim, ter atitudes sustentáveis ainda quando pequenas e também no futuro! 

Confira outros posts com dicas para as crianças no nosso blog:

5 maneiras de incentivar a prática artística das crianças

5 museus que toda criança precisa visitar

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias