Notícias e Eventos


5 apps para ajudar no processo de alfabetização do seu filho

5 apps para ajudar no processo de alfabetização do seu filho

A alfabetização é um processo super importante para o desenvolvimento infantil. Além das atividades escolares e do apoio familiar, o pequeno ainda precisa se sentir motivado e curioso para descobrir cada vez mais o mundo das palavras! Nesse sentido, momentos lúdicos podem fazer a diferença e deixar a criança ainda mais encantada com os novos aprendizados.

Uma solução interessante para essa situação são os aplicativos educacionais para celulares e tablets; afinal, as plataformas são muito usadas para lazer e é possível utilizá-las também para momentos de estudo. Confira abaixo cinco sugestões de apps para os pequenos brincarem e revisarem letras, palavras e sílabas.

My ABC Game

Disponível para iOS

Simples e muito divertido, o app My ABC Game permite que o seu filho aprenda a grafia de novas palavras enquanto brinca! O jogo traz categorias de palavras - como animais, música e esportes, por exemplo -, e incentiva o pequeno escolher as letras na ordem correta para formar a palavra que corresponde à figura que aparece na tela. O app também traz a opção de selecionar os idiomas inglês ou português, ampliando ainda mais o vocabulário do seu filho.

Lele Sílabas

Disponível para Android

Pensando para a criança que ainda está dando os primeiros passos na alfabetização, o aplicativo Lele Sílabas traz uma abordagem simples, mas muito eficiente. O seu filho terá a oportunidade de descobrir algumas sílabas da língua portuguesa, seus sons, e ainda se desafiar a organizá-las para formar novas palavras. Segundo o próprio app, o pequeno entrará em contato com mais de 90 palavras e 60 fonemas diferentes.

ABC do Bita

Disponível para Android

Voltado para o pequeno que também está iniciando o processo de alfabetização na escola, o ABC do Bita é uma solução divertida para entreter e ensinar. Didático e muito interativo, o aplicativo incentiva a criatividade e o desenvolvimento motor da criança com atividades lúdicas: cada letra do alfabeto traz uma interação diferente, como helicópteros voando ou animais fazendo peripécias. Vale a pena conferir!

Ler e Contar

Disponível para Android

Um dos apps mais completos para a criança que está nos primeiros anos da fase escolar, Ler e Contar traz diversos mini-games que permitem que o pequeno reveja conteúdos explorados em sala de aula e também aprenda um pouco mais. O aplicativo traz atividades bem tranquilas, como organizar a sequência do alfabeto ou formar palavras usando as sílabas. Ainda, há games envolvendo o alfabeto em libras, vogais e consoantes, e até fundamentos de matemática, como somar, subtrair e formas geométricas.

Jogo das Palavras

Disponível para iOS

O aplicativo Jogo das Palavras é extremamente didático e traz um proposta bem simples, voltada para a fixação de novas sílabas e o exercício de escrita de novas palavras. No game, a criança recebe as sílabas embaralhadas e devem organizá-las da maneira correta para formar a palavra que representa a imagem na tela. E há outras dinâmicas muito significativas, como receber uma pequena nuvem de palavras na tela e escolher qual delas representa a imagem que está aparecendo.

Os apps são opções divertidas e interessantes para que o pequeno exercite os seus conhecimentos e fixe as novas letras e palavras. Mas fique alerta! É muito importante conferir o aplicativo antes de liberá-lo para a criança e certificar-se de que ela não irá fechá-lo e acessar conteúdos impróprios para a idade. Ainda, é importante sempre verificar o tempo que as crianças estão passando no tablet, OK?

Se você curtiu esse texto, aproveite a visita ao nosso blog e confira também:

Como o inglês auxilia no aprendizado de outras disciplinas?

6 comidas típicas dos Estados Unidos para fazer com as crianças

Quais as diferenças de ensinar inglês para adultos e para crianças?

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias