Notícias e Eventos


4 passos para adaptação à rotina de volta às aulas

4 passos para adaptação à rotina de volta às aulas

O momento de volta às aulas nem sempre é fácil para as famílias. A readaptação da rotina é parte fundamental para garantir o sucesso dos pequenos no início do ano letivo. Pensando nisso, decidimos mostrar 4 dicas para ajudar os pais e alunos na volta às aulas.

Horas de sono

É normal que durante as férias o sono das crianças fique desregulado. Portanto, para não ter problemas quando as aulas tiverem voltado, alguns dias antes faça as crianças dormirem no horário habitual e acorde-as mais cedo do que estão acostumadas. Com isso, o corpo das crianças já vai se acostumando à essa rotina e, quando as aulas começarem, eles não terão tanta dificuldade para dormir e acordar.

Converse com seu filho

Nada melhor do que conversar com eles para explicar que as aulas estão retornando e a rotina voltará a ser aquela de escola, de tarefas de casa, e, talvez, de menos tempo de lazer. 

Nas situações em que a criança está mudando de escola, a conversa também é aconselhável para já avisá-la que conhecerá novas crianças, professores etc. Converse com os pequenos de modo a acolhê-los, sem pressionar ou com falta de empatia. Lembre-se de que para eles esses podem ser grandes desafios, então tente mostrar o lado positivo de voltar à rotina ou de mudar de escola.

Não deixe para a última hora

A compra dos materiais escolares também pode ser usada para mostrar à criança que o período de aulas está voltando. Agende um dia para comprá-los e evite o estresse da véspera do início das aulas. 

Cumprir essa tarefa de maneira leve ajuda a criança a assimilar com calma que as aulas estão se aproximando. Do contrário, elas podem associar o retorno delas a algo que gera nervosismo.

Mantenha contato com a escola

A rotina de aula pode demorar um pouquinho para engrenar, e as crianças podem apresentar comportamentos diferentes durante o período em que estão na escola, por isso converse com os professores sobre como o seu filho está. Nessa conversa, pode ser que vocês detectem alguma anormalidade.

Esse processo de readaptação pode ser feito de modo tranquilo e gradativo, gerando uma enorme diferença na saúde mental da criança. Se você gostou deste texto, confira outros que estão em nosso blog.

Como ensinar o seu filho a ser organizado?

5 desenhos para as crianças aprenderem inglês

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias