Notícias e Eventos


10 maneiras de mostrar ao seu filho que você o ama

10 maneiras de mostrar ao seu filho que você o ama

Um ambiente recheado de amor e carinho é a chave para o crescimento saudável dos pequenos. O cuidado dos pais contribui para o desenvolvimento da personalidade das crianças, proporcionando um amadurecimento com confiança, autoestima e segurança. No post de hoje, selecionamos dez sugestões de situações simples e corriqueiras para que você expresse, todos os dias, o seu amor por seu filho. Confira!

Demonstre carinho

Cerca de 60% da nossa comunicação é materializada em nossas mensagens corporais, ou seja, em nossos movimentos e comportamentos. Por isso, abraçar e beijar os pequenos, sem dúvida, é uma maneira de demonstrar carinho. Procure sempre ter contato físico, segurando-os pelas mãos ou fazendo carinho enquanto conversam, por exemplo.

Esteja presente

Sempre dedique um tempo de qualidade ao seu filho. É muito importante participar das suas atividades diárias, demonstrando que está presente em seu cotidiano. Por isso, desligue o celular um pouquinho e valorize momentos de diversão e aprendizagem. Participe de brincadeiras de que ele gosta, assista com ele ao seu desenho favorito ou conte uma história emocionante! Os bons momentos estreitam laços afetivos e contribuem para um relacionamento ainda mais saudável.

Ouça suas opiniões

Seja participativo e pergunte suas opiniões e impressões sobre o mundo. Demonstre interesse por temáticas que despertam a atenção dos pequenos, incentivando sua curiosidade e dando atenção às suas preocupações e questionamentos sobre o mundo.

Respeite seus posicionamentos

Crescer em um ambiente de aceitação é especial. Por isso, respeitar e incentivar os sonhos, ideias e decisões do seu filho fundamenta uma importante manifestação de amor, valorizando suas expressões e sua individualidade.

Confie nele

Expressar a sua confiança é uma das melhores maneiras de demonstrar carinho! Dê a ele liberdade, e também responsabilidades que condizem com as suas vivências e seu crescimento. É importante proporcionar espaço para que seu filho aprenda a lidar com diferentes desafios e saiba que você está lá para ajudá-lo sempre que necessário. Nesse caso, vale ainda lembrar que as suas facilidades (ou falhas) podem ser diferentes das nossas - e não há problema algum nisso.

Motive e parabenize suas conquistas

Construa uma atitude positiva, reconhecendo e parabenizando as conquistas e boas ações do seu filho. Um ambiente estimulante e dinâmico contribui para a formação da sua autoestima e valoriza seu esforço. No entanto, vale lembrar que é igualmente primordial adverti-los quando necessário, auxiliando na formação da sua identidade.

Imponha limites

Estabelecer regras é um ponto essencial para a formação social das crianças. Aprender a lidar com as normas, estabelecendo disciplina, garante que no futuro elas convivam em harmonia com a sociedade, compreendendo seu espaço pessoal e, claro, o espaço das outras pessoas com quem se relaciona.

Seja parte da sua formação escolar

Mantenha contato com professores e coordenadores, acompanhando o desenvolvimento escolar e social do seu filho. Ao detectar dificuldades, esteja presente e, mais uma vez, o incentive a aprender: ajudar com as lições em casa, ou mesmo encontrar maneiras diferentes e criativas de auxiliar nos estudos pode ser interessante e garantir bons momentos.

Construa momentos divertidos e inesperados

Deixe o dia a dia dos pequenos ainda mais criativo! Leve seu filho para passear em um parque diferente, deixe um recado engraçado em sua mochila ou prepare um almoço especial. Pequenos momentos são ótimas oportunidades de estreitar laços e demonstrar amor e a preocupação em fazê-lo feliz.

Proteja-os (mas cuidado com excessos)

Criar um ambiente saudável é uma tarefa difícil e, por isso, é necessário entender suas limitações. A proteção ou o zelo excessivo podem ser prejudiciais, construindo barreiras e impondo limites ao crescimento individual da criança. Além disso, lembre-se: não minta para ela. Ao eventualmente descobrir a verdade, ela se sentirá traída. Algumas situações podem parecer muito complicadas, mas é essencial explicá-las da melhor maneira possível e, caso exista a possibilidade, permitir que as crianças participem e dêem suas opiniões.

Apesar de simples, essas são algumas maneiras interessantes de demonstrar carinho e amor para seu filho, valorizando suas opiniões, desenvolvendo sua autoestima e ensinando-o a lidar com seus medos e dificuldades.

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias