Notícias e Eventos


Curiosidades sobre o Dia das Crianças

 Curiosidades sobre o Dia das Crianças

O Dia das Crianças está chegando e, como sempre, elas ficam na expectativa dos presentes que irão ganhar. Mas você sabia que originalmente não existia a cultura de presentear os filhos? Confira algumas curiosidades dessa data.

Pelo mundo

Não é unanimidade a data da comemoração do Dia das crianças. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), órgão ligado às Organizações das Nações Unidas (ONU), a celebração é no dia 20 de novembro, mesmo dia da assinatura da Declaração dos Direitos das Crianças, criada em 1959.

Em alguns países, como Argentina, Chile e Uruguai, a comemoração acontece no segundo domingo de agosto, por isso não há um dia fixo.

A cultura de dar presentes também não é igual pelo mundo. Na Tailândia os adultos celebram o dia mostrando a importância das crianças para o futuro do país. As comemorações geralmente são ao ar livre, como em parques e praças públicas. Na Austrália, o Dia das Crianças é comemorado oficialmente na última quarta-feira de outubro, porém é comum que se comemore durante toda a semana, com atividades nas escolas e com as famílias.

Surgimento no Brasil

A criação da data foi em 1924, depois que o Brasil sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. Como forma de homenagem, foi instituído então que o dia 12 de outubro seria o Dia das Crianças.

Cadê o presente?

No Brasil, até os anos 60, não era costume dar presentes para os pequenos. O que mudou essa história foi a iniciativa de uma fabricante de brinquedos infantis que fez promoções em suas lojas na semana de 12 de outubro. 

Após o sucesso de vendas, outras empresas adotaram a mesma estratégia, o que e deu início a essa cultura atual de presentear as crianças.

Presentes mais procurados

Segundo dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em 2018, os brinquedos ainda eram os líderes de vendas, seguidos das roupas, calçados, games e livros. Com o desenvolvimento da tecnologia e as crianças cada vez mais ágeis, será que os games e eletrônicos vão ganhar mais espaço nas vendas em 2019? 

Programe-se

Uma opção interessante para o Dia das Crianças é programar um passeio em família, fazer um piquenique em algum parque ou ir ao cinema, teatro ou zoológico.

Gostou deste post? Veja outros que podem te interessar:

Quanto tempo as crianças devem passar no tablet ou celular?

5 dicas para estimular o interesse por inglês nas crianças

Como usar jogos para estimular o aprendizado do seu filho

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias