Notícias e Eventos


Como ensinar o seu filho a ser organizado?

 Como ensinar o seu filho a ser organizado?

Você encontra brinquedos espalhados pela casa, roupas pelo chão do quarto, toalha molhada em cima da cama… sinais de que seu filho ou sua filha estão um pouco bagunceiros, não é mesmo? Mas tenha calma e não dê broncas nas crianças por causa disso! É essencial que você, como pai ou mãe, ensine-as a organizar os itens pessoais e manter ordem onde outras pessoas também vivem. Confira o post. Reunimos dicas para facilitar o ensino sobre organização!

Saiba exigir e permitir

Tenha equilíbrio nas permissões e nas exigências às crianças. A organização em excesso pode tornar os pequenos perfeccionistas até demais. Faz parte da infância se sujar, bagunçar, ser livre para conhecer as coisas e aprender com as ações. Ensinando o filho a organizar as próprias coisas, ele será um pessoa mais independente e responsável no futuro. Com a flexibilidade dos limites e regras, e não uma educação totalmente limitada ou permissiva, as crianças não serão adultos inseguros, ansiosos e, claro, desorganizados!

Organize a rotina

Oriente os pequenos a planejar o seu dia com antecedência e calma: separe o que será usado no banho, nos estudos ou para ir à escola. Dessa forma, evitam que coisas importantes fiquem de lado e não organizam as responsabilidades de última hora, o que pode gerar um caos no quarto, no banheiro, no armário… 

Também é legal criar o hábito de seguir uma rotina, respeitando a hora de dormir e acordar, de comer, ver televisão e estudar. Isso também passa segurança para a criança, e ela fica orientada sobre o que fazer, já que sabe que precisa tomar banho antes de jantar, que a mãe vai buscá-la na escola, entre outras responsabilidades do cotidiano. 

Inclua as crianças nas tarefas

Permita que a criança participe de tarefas que você faz para manter a casa organizada, como arrumar a cama, dobrar e guardar as roupas, deixar as roupas sujas no lugar correto ou fazer uma arrumação geral no armário uma vez por mês. Peça para ela guardar os brinquedos depois de usar, ajudar a guardar louças… Oriente-a nessas tarefas, mostre onde as coisas devem ficar e deixe-a fazer sozinha também. 

Converse com o seu filho e mostre a importância da organização, e que é muito bom para não perder tempo procurando algo que não foi guardado no lugar certo. Torne esse momento divertido, como se fosse um jogo - com certeza vai facilitar o processo. Ah, e lembre-se de parabenizar o seu filho ou filha pelos acertos, assim você estimula a autoestima deles!

Seja um exemplo!

Na infância, os pais são os principais modelos para os filhos, então seja organizado também: não deixe as coisas espalhadas pela casa e não demonstre que a organização não é importante. Não peça para a criança algo que você não tem o hábito de fazer com as próprias coisas. Dê o exemplo!

Seguindo essas dicas, os seus filhos não vão achar a organização algo chato e vão desenvolver habilidades positivas para o futuro, como ter responsabilidades e ser comprometidos. Acompanhe o nosso blog e veja mais dicas de desenvolvimento para as crianças:

Como ajudar seu filho a melhorar a caligrafia

Como estimular a curiosidade no seu filho

Traga o seu filho para uma aula experimental na Pingu’s English!

Agora que já sabe um pouco mais sobre a Pingu’s, que tal conhecer a unidade mais próxima de você? Solicite uma aula experimental e venha para a melhor escola de inglês para crianças!

voltar para a lista de notícias